[Cisl-comunidade] RES: RES: [GRAYMAIL] Re: RES: [GRAYMAIL] Re: Situação do Expresso no Governo Federal

Francismario Teles Tiano francismario.tiano em serpro.gov.br
Sexta Outubro 2 16:55:17 BRT 2015

Sei que o preço do SERPRO não foi muito em conta, agora é uma solução segura, e a grande reclamação do MP era em relação a agenda e nem tanto ao correio em si.

O Serpro cobrou 3 milhões pelo correio Expresso. A MS ofereceu 1,6 milhões, agora a MS não vendeu apenas correio mais outra soluções que chegaram a 35 milhões. Não acredito que num datacenter tenha tanta soluções proprietárias em especial MS para justificar esse pedido. Ainda mais sendo um orgão do governo federal onde se usa bastante software livre.

Hoje os grande bancos de dados são Oracle, temos o Postgress (Software livre). Em virtualização tem Xen da Citrix que é livre e VMware, MS (Hyper-v) fica em terceiro lugar. A maioria dos datacenter o ambiente é misto então não justifica adquirir solução da MS, há não ser que o correio já fosse Exchange, a maioria do servidores Windows, a estações Windows, Aí sim um solução com MS para gerenciar o DataCenter e fazer a orquestração.

Para o seu DataCenter tem muitas ferramentas gratuitas (sotware livre) Xen, OpenQRM, Eucalyptus, OpenStack. Agora quer ficar amarado a MS então pague caro, seja espionado e seja feliz.

35 milhões até setembro de 2016, numa época que crise quando poderia ter gasto 3 milhões, não me parece a decisão mais acertada.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/10/planejamento-troca-e-mail-anti-espiao-do-governo-por-servico-da-microsoft.html

Atenciosamente,

Francismario Teles Tiano

 SUPOP/OPSIN/OPSOI
Divisão de Operação de Infraestrutura em Brasília
                            francismario.tiano em serpro.gov.br
+55 0XX (61) 2021 9168

Encheu-o de um espírito divino para dar-lhe sabedoria,inteligência e habilidade.
Êxodo 35,31

Em 02/10/2015 16:12:03, Cristiano Machado Cesário escreveu:
> Não licitamos errado Felipe. Me desculpe mas você é que não entendeu meu comentário. Nossa necessidade não era licitar um serviço de correio apenas, mas todo o serviço de datacenter (incluindo correio, mensageria, banco de dados e hospedagem web). Nosso datacenter não fica aqui dentro e não fica no Serpro, mas sim na empresa terceirizada. Isso deve a uma auditoria feita pelo TCU, que observou que o preço praticado pelo Serpro não era condizente com o mercado Já faz quase 5 anos que deixamos o Serpro e desde então deixamos de utilizar o Expresso e passamos a utilizar o Exchange.

Nunca quisemos utilizar o expresso especificamente, da mesma forma que nunca quisemos utilizar o Exchange especificamente. Como eu disse, colocamos os requisitos técnicos (e ser um software livre está longe de ser um requisito técnico) e a empresa vencedora nos atendeu com o menor custo.

Atenciosamente,
Cristiano Machado Cesário
DIRAD/CGETI/COINF
E-mail: cristiano.cesario em susep.gov.br>
Avenida Presidente Vargas, 730 – Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20.071-900
Ramal Interno: 4348 Tel.:  55 21 3233-4006

"O que hoje é facilmente provado, um dia foi apenas imaginação de alguém."
William Blake (1757-1827)