[Cisl-comunidade] Projeto Servidor de Terminais Linux (LTSP)

Vítor Faria vitorfaria em ifsp.edu.br
Quinta Outubro 8 08:46:57 BRT 2015

Saudações,

Obrigado pelo retorno, Fred. Vou procurar mais sobre estes projetos. Na verdade eu queria encontrar experiências mais atuais, principalmente no setor público, pois achei muito interessante utilizar o LTSP no projeto de migração para software livre que estamos desenvolvendo no IFSP, principalmente pela economia de energia e gerenciamento centralizado.

Não pensei que uso de memória do navegador poderia ser um fator limitante. Eu esperava problemas apenas em cenários com softwares gráficos e de desenvolvimento.

Agora, o que estou achando estranho é não encontrar estas experiências. O LTSP não compensa mais?

Abraços,

----- Mensagem original -----

De: "Frederico Camara" <fredsdc em gmail.com>
Para: "Vitor Faria" <vitorfaria em ifsp.edu.br>
Cc: cisl-comunidade em listas.softwarelivre.org
Enviadas: Quarta-feira, 30 de setembro de 2015 22:44:58
Assunto: Re: [Cisl-comunidade] Projeto Servidor de Terminais Linux (LTSP)

Oi Vitor.

Existe a experiência dos Telecentros de São Paulo, que desenvolveram uma implantação de terminais finos com Linux em 2002. Talvez você ainda encontre a documentação do Sacix Tamanduá de 2003/2004. Depois uma ONG esteve mantendo um repositório com o Sacix versão Arara 2005/2006, mais diretamente baseado no LTSP.

Hoje eu não sei o status de nenhum destes projetos, provavelmente seria necessária atualização. Eu olharia também a documentação de projetos com fat clients, que me parece um modelo mais simples.

Quanto à economia, o impacto maior é o de manutenção, reduz demais. A aplicação mais custosa é o navegador de internet. Ele se espalha na memória nos processadores e ocupa todo o servidor. No modelo de fat clients, você consegue separar melhor os processos dos usuários, mas tem que dimensionar se for usar o Raspberry Pi.

Atenciosamente,

Fred