[Cisl-comunidade] Expresso em substituiçao ao Exchange/Outlook

Marcel Bonnet marcelbonnet em anatel.gov.br
Quinta Outubro 6 09:35:10 BRT 2016

(João, tomei a liberdade de fazer uma thread:)

Você acha que a razão principal seria o custo de manutenção pelo Serpro? Gostaria de dar detalhes?

Infelizmente eu desconheço as razões técnicas para as discussões que tive conhecimento sobre usar ou não usar o Expresso. Particularmente tenho uma opinião sobre a causa real, mas acho que o código de ética não me permitiria descrevê-las, não sem provas, ou talvez, convicções.

O que eu posso afirmar é que não vi esse serviço entrar em produção na Anatel. Se foi testado, se foi instalado, se alguém leu uma página de documentação... não tenho conhecimento. Aqui, infelizmente, pagamos por uma suíte de escritório e correio (de quem?, M$, claro) e é evidente que os usuários não sabem usá-las e, aquilo que sabem, poderia ser feito em qualquer solução livre. Pior ainda, usuários que mal sabem usar esses aplicativos (no máximo fazer umas macros simplistas) oferecem maior resistência à simples conversa no sentido de adotar outra tecnologia.