[CuritibaLivre] Beto Richa quer empurrar software comercial na rede de ensino estadual

Zed Master zedlist em gmail.com
Sábado Abril 6 21:04:21 BRT 2013

Concordo com você. Ignorar a política não vai melhorar nada,

Em uma aula de antropologia, a professora estava comentando sobre os meios
de comunicação com o governo.
Existem várias formas de intervir, mas todas elas são falhas na divulgação
e atropeladas pelas burrocracias, digo burocracias.

Um clássico exemplo.
Se vai haver uma grande obra que vai passar na sua rua (asfalto novo para a
COPA por exemplo), é colocado um edital, impresso, escondido, sem aviso
algum, que convota os moradores da região, para a reunião, onde os mesmos
podem se negar a pagar a obra nos seus IPTUs, Caso ninguem apareça,
significa que todos concordam. Dentre vários outros exemplos , como
"0800-seu político" ou "e-mail em seupolitico".

Eu mesmo já presenciei um acidente, onde o culpado fugiu visivelmente
bebado do local do crime, e a polícia nem tomou conhecimento, nem para
anotar a placa. O SETRAN então, falou para ligar para a polícia que não era
com eles.
Pra quem eu reclamo?

Estou desanimado mesmo, nossos problemas de base são tão ignorados, que a
resolução de outros acabam não fazendo diferença.
Fico no pensamento utópico, que irá aparecer algum partido ou político de
influência, que brigue por baixar o salário dos políticos, que reverta a
renda para  a educação e saúde, que faça uma reforma nas leis para menores
infratores e maiores punições e reabilitação para bandidos.

Fico vendo algumas empresas aqui do Paraná. Que são privadas ou metade
pública e outra privada,  e que não precisam passar por licitações para
desenvolver sistemas para o governo/prefeitura. Que terceirizam sistemas
para "colegas". Falam delas, mas ninguem consegue se livrar. E ainda sempre
estão colocando pavões, que nem entendem de técnologia, como pagamento de
dívida de campanha.

Pedágio por exemplo. Quem consegue tirar? Diminuir ao menos? A mídia fala
por cima, nunca conta o que realmente acontece.

São problemas que assemelham-se ao cancêr. Você pode até tirar em uma
cirurgia, mas ele volta a aparecer em outro lugar.

Quando fazemos uma análise macro das coisas, parece que é todo um sistema
feito para funcionar precária mente, não importando quem assuma o poder.
Algumas de nossas "vitórias" parecem doces e balas, quando analisamos
qualquer problema a longo prazo.

Não consigo mais acreditar na nossa "falsa democracia"(como diz o Saramago):

http://www.youtube.com/watch?v=m1nePkQAM4w

Não é ser pessimista ou dizer que políticos não prestam. É começar a olhar
com visão macro, fazer uma análise mais crítica e perguntar como resolver o
problema lá na base e não apenas ficar mascarando os problemas.

Alexandre F. Martins (Zed)
http://uzed.com.br