[CuritibaLivre] Melhor distro Linux para gerenciamento de rede

Gustavo gustavo em logicus.com.br
Terça Agosto 20 10:41:57 BRT 2013

O pfsense é mais complicadinho mesmo. Olhe, nada como um ambiente de
teste pra tirar o mmc. De 20 pode-se reduzir em algumas máquinas
virtuais e testar. Eu sugiro testar Debian, CentOS e Ubuntu Server. Cada
um tem seus prós e contras. Mas isso não é novidade. O que eu gostaria
mesmo de dizer é que uma rede com 20 computadores já é uma rede
considerável e antes de se começar a implantação do servidor minha
sugestão é que pense em:

* Planejamento: Listar os serviços necessários
* Documentação: Relatar tudo o que for feito, comandos dados, quando
foi feito, etc
* Hardening: Pense no que é necessário para deixar o seu sistema mais
seguro desde a implantação

Tudo isso você pode conseguir com um bom checklist. E inclusive isso é
didático. O seu checklist vai aumentando a cada rede que você montar e
os comandos vão se aprimorando, e você vai se tornando um profissional
mais organizado e eficiente, o que vai lhe garantir menos dor de cabeça
e horas a mais para investir no seu prazer. Uma rede de 20 computadores
mal configurada pode tirar seu sono constantemente se você não conseguir
se organizar.

Se você não sabe por onde começar e não gostaria de pegar um check list
pronto na internet a minha sugestão é que comece por onde sabe e depois
vá correndo atrás do necessário.

Abaixo alguns comandos básicos para compor o seu checklist de
administração de rede caso use o Debian. Espero que ajude. :)

ifconfig eth0 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0  (configura um ip
manualmente)

ifconfig eth0 (verifica se a configuração foi realizada com sucesso)

ifconfig eth0 down (desativa a placa de rede)

ifconfig eth0 up (ativa a placa de rede)

route add default gw 192.168.10.10 (configura um gateway)

route (mostra se o gateway foi configurado)

Remove a rota default
route del default

Edite o arquivo de configuração “interfaces”, reinicie a interface e
verifique a configuração.
auto eth0    (configuração é iniciada após o restart)
iface eth0 inet static   (configura ainterface eth0 para ip estático)
address 192.168.1.1 (configura o endereço ip)
netmask 255.255.255.0 (configura a masrcara)
broadcast 192.168.1.255 (configura o endereço de bradcast)

ifconfig eth0 (verifica se a configuração foi realizada com sucesso)
route (mostra se o gateway foi configurado)

mii-tool -v (mostra se há conectividade na NIC)

Verificar os processos ativos
ps aux

dhclient eth0 -v (configura um ip dinâmicamente por dhcp)

ifconfig eth0 promisc (configura a interface eth0 para o modo
promíscuo)
ifconfig eth0 -promisc (desativa o modo promíscuo)
ifconfig eth0 | grep -i PROMISC (verifica e interface eth0 está em modo
promíscuo)

E por ai vai...

att Gustavo