[CuritibaLivre] Organização de eventos

Quinta Maio 2 12:43:01 BRT 2013

Em 2 de maio de 2013 12:06, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> escreveu:
> de boa, se for pra manter assim esta lista aqui pra mim
> perdeu totalmente o sentido. Se pra cada evento proposto
> se criar uma lista nova a coisa se perde totalmente. Se formos
> fazer algo do nivel do FISL por aqui, aí sim vale uma lista à parte,
> mas por favor, só pra eventos de Curitiba fazer lista paralela?

Eu acho que se faz um pouco de drama com coisas simples, as vezes :-)
E muitas palavras acabam soando bastante ofensivas.

Vamos lá. Antes de qualquer coisa, essa é uma opinião, como mesmo
disse o Zed, não existe hierarquia e não existe imposição de nada
aqui.  Nem também existe pretensão de se criar grupos ou panelinhas
para organizar eventos. Quem estiver pensando isso, fique tranquilo,
quem me conhece sabe que nunca tive essa intenção.

Eu concordo plenamento com você e talvez eu tenha me expressado mal.
Eu acredito que eventos maiores é muito mais ágil para a organização
usar uma lista externa para discutir assuntos operacionais. Não, não
foi o caso desse FLISOL e dos últimos eventos que tivemos como os do
ano passado por exemplo.
Foi um erro? Talvez. Por exemplo, a lista para o FLISOL esse ano foi
muito pouco usada e não gerou aquele tráfego de ideias que eu
acreditava que teríamos com 26 pessoas dispostas a ajudarem na
organização. Como diz o ditado: "vivendo e aprendendo"...

> santa burocracia, batman, não é à toa que ninguém participa,
> eu mesma não sabia que pra ajudar no FLISOL antes tinha que
> me inscrever no evento, eu não queria ir nas palestras, queria só
> ajudar na instalação e aí tive que escrever diretamente pra você
> perguntando mas nem assim fui adicionada à tal lista paralela.

Falha minha, realmente vc não se inscreveu no formulário e acabei
esquecendo de incluir vc na lista mesmo assim.
Mas vc precisa entender que é muito mais fácil pra quem está envolvido
na organização usar um formulário para agregar contribuidores do que
tentar lembrar todos os emails em pvt que recebemos. Isso porque
estava organizando um evento e lidando com as outras coisas como por
exemplo a coordenação nacional do FLISOL.
É uma bucrocracia? Sim, mas que pra mim facilitou muito depois por
conta das minhas outras atividades (casa, trabalho, etc.). Tenho
certeza que demorar 5 minutos para preencher um formulário e "ajudar
quem quer ajudar" não seria grande coisa.

> Eu imprimi por conta aqui na PUC o cartaz que você enviou pra
> mim via email que poderia muito bem ter ido pra lista também para
> quem quisesse imprimir por conta faze-lo do mesmo modo.

Vc poderia encaminhado pra lista também, certo?
Aliás, quando comentei na lista que ia te mandar em pvt, ninguém reclamou.
Além disso, depois coloquei os arquivos na wiki de Curitiba (acho que
esqueci de avisar na lista que os cartazes estavam lá, mais uma falha
minha).

> Então
> acho que criar entraves porque se acha que vai sair gente da lista
> faz justamente o contrário acontecer. Privilegia-se quem não é ativo
> pra não incomodar quem quer ficar só no passivo? vai entender...

Não acredito que existe entraves. Existiu uma tentativa de reunir em
outra lista pessoas que disseram que queria ajudar. Entrave seria se
não existe um meio das pessoas se oferecerem para ajudar.
É muito difícil dizer que as pessoas passivas de uma lista estão
erradas e que elas tem que receber todo tipo de mensagem. Já vi
situações que as pessoas querem saber que o evento vai acontecer, mas
não querem por exemplo, receber emails com o mac address dos
palestrantes (como aconteceu na outra lista).

> enfim, é a minha opinião, que se as coisas continuarem
> com este tipo de regra, o movimento vai ser cada vez
> menos movimentado, hehe.

Novamente, não existe "regra". Existe opiniões e sugestões.
Se o grupo entender que podemos discutir todos os assuntos
operacionais aqui, sinceramente, pra mim é indiferente.

Enfim, acho que deixei claro minha opinião. Vamos ver o que acontece
daqui pra frente. A gente vai se adaptando ao melhor modelo para a
maior parte do coletivo.

Tel. (41) 9638-1897