[CuritibaLivre] É isso que tinha de acontecer por aqui

Zed Master zedlist em gmail.com
Domingo Maio 19 14:47:41 BRT 2013

Não funciona. Se pegarmos as estatísticas e histórias paralelas (pessoais
de cada pessoa aqui da lista por exemplo), vai perceber que os casos de que
"as coisas não funcionam" terão mais ocorrências, é matemática.
Nossas leis e as pessoas que as aplicam são ultrapassados e cheios de
falhas. É muito romantismo acreditar por acreditar, ou ter fé em uma coisa
que não podemos controlar, em jogar um jogo que se inicia com desvantagens.
Pegue qualquer caso banal e analise. Sempre tem um lobista uma empresa de
um conhecido do governo ou de um político no meio. As coisas são feitas
para não funcionar e faturar o máximo possível. As coisas vão de lápis e
borracha a ambulâncias. Olha a Copa do mundo, quer maior exemplo do mal uso
de recurso?

Agora fazer algo a respeito é outro assunto.

Não sou a pessoa de maior conhecimento nestas áreas. Mas mesmo assim
percebo que utilizarmos os mesmos meios podres e suscetíveis a falhas, para
conseguir "justiça ou cumprimento da lei" é como deixar o ladão cuidando da
sua carteira.
Você vai entrar na justiça contra uma empresa, sabendo que existem milhares
de políticos juízes e advogados, nos quais bastam balançar uma maço de
notas na cara deles, para que as coisas fiquem desfavoráveis. Novamente
aplicamos a estatística e não a fé, achismo ou romantismo.

Acredito muito que podemos fazer outras ações nas quais uma empresa não
conseguiria corromper tão facilmente. São aquelas coisas básicas que temos
até a vontade mas estamos muito ocupados para faze-las.
Estamos tão preocupados em segurar nossos empregos e estilos de vida, que
não estamos nem perto de fazer sacrifícios para mudar o nosso ambiente.
São coisas "simples" mas que exigem dedicação:
- Dar aulas gratuitas de Linux
- Oficinas livres de Linux
- Divulgar mais no ambiente familiar e de trabalho
- Participar de algum projeto de SL
- ...... etc

São exemplos simples nos quais são mais difíceis de canalhas virem a
sabotar.

Como havia falado, a grande maioria tem vontade reprimida. E fica apenas
delegando responsabilidade na mão de um político ou em um processo na
justiça ou no máximo assinando uma petição.
Não estou criticando ninguém, pois sou um que esta neste meio.
Apenas estou fazendo uma reflexão, para demonstrar que estou falando algo
além de uma simples reclamação "que as coisas não funcionam".

Estou aberto a discussões.
Se alguém achar que este assunto esta fora do contexto da lista, pode falar
comigo em particular: zedmaster # gmail.com (email e gtalk).

Alexandre F. Martins (Zed)
http://uzed.com.br