[CuritibaLivre] [Vagas] Oportunidade de Trabalho com Software Livre

Joelson Gai joelsongai em gmail.com
Sexta Maio 24 12:52:30 BRT 2013

Diploma é importante, mas não garante que a pessoa sabe, mas garante que
passou pelo processo e que no mínimo sabe se comportar como adulto.
Mas quem faz o curso é o aluno, não é a faculdade não é currículo escolar
e todo blá blá ... eu conversava muito com os professores que na maioria
tinham muita experiência, e aprendi muita coisa que não esta no currículo.

A tecnologia evolui rapidamente e não tem como sempre saber tudo e nem como
aprender tudo para mim o importante e saber o básico para não fazer merda e
ser corajoso o suficiente para encarar desafios e estar sempre aprendendo e
evoluindo.

As empresas de TI (generalizando um pouco) querem operários,

Se eu tiver que fazer projetos e ganhar experiência sem depender de uma
empresa (trabalho fixo) trabalhando por conta, então porque eu vou querer
trabalhar em uma empresa, eu já sou bom por conta própria então me viro bem
sozinho. Não acha? Ai ninguém sabe porque não tem profissionais para
contratar.

Eu sitei a plataforma .NET/ASP e afins porque os caras que nunca apareciam
na faculdade e que não levavam a serio, etc... iam sempre nestes
estagiários.

As empresas não se ligaram ainda que não é só experiência ou formação, e um
misto de desenvolvimento humano de cada individuo que não da para taxar por
X anos de experiência ou X diploma. Se a pessoa tem 1 ano de experiência
mas participou SUPER PROJETOS e outra que tem 5 anos que só fez feijão com
arroz ai tem que ter + de 3 anos de experiência como fica?

Na minha opinião na área de TI é capacidade de resolver problemas, através
de conhecimento, pesquisa e uso de ferramentas apropriadas.

Trabalhei por um curto tempo em uma empresa que fazia calibração de
equipamentos de medição (paquímetro, micrometro, ulm, traçador de altura,
etc) eles não exigiam experiência, mas eu fiquei o dia inteiro numa espécie
de curso e no final do dia tinha prova pratica e teoria sobre tudo o que vi
no dia. Eles não tinham como exigir nada na vaga porque não existe curso ou
algo especifico para formar o que eles precisavam. Ganha pouco mas davam
uma chance pelo menos. Aprendi um monte de coisa.
Fiquei só 2 meses pois era empresa familiar aonde tinha muita briga e
estava ficando bem critica a situação.

####
Não sabia que iria tomar essas proporções, vou me conter em meus
comentários eheheh