[CuritibaLivre] Software livre - além de questões políticas.

João Paulo Mehl jpmehl em soylocoporti.org.br
Sexta Novembro 1 09:47:20 BRST 2013

Bom debate este.

Percebo que esta comunidade esta começando, já com uma força e organização
bastante poderosa, com potencial de fazer barulho na cena do SL.

Para mim o técnico Também é politico, pois quando debatemos que software
utilizar, qual distribuição linux estamos debatendo politica, pois alem das
questões técnicas estamos discutindo estrategia política. No entanto, é
fundamental que existam fóruns específicos para troca de conhecimentos
técnicos, para colaboracao  de software.

Com isto vejo que seria importante construir "termos de uso" e processos
internos para facilitar a participação dos diversos interesses envolvidos
na comunidade.

Para exemplificar, no Lab de Cultura Digital temos uma lista de emails que
envolve todos os participantes, e é onde fazemos informes e divulgações em
geral, alem de debates pontuais.

Estamos implementando o tema P2 do WordPress para discussões mais técnicas
e para detalhamento das tecnologias que estamos desenvolvendo.

O Github como plataforma de versionamento, e gestão do processo de
desenvolvimento.

Também estamos avançando em processos de tomada de decisão,  considerando
que temos as "mais importantes" e as "menos importantes", sendo que a
primeira se refere a decisões politicas estratégicas como parcerias ou
textos de posicionamento que devem passar pelo crivo do coletivo todo e as
demais que ficam restritas a comissões especificas, como materiais
gráficos.(confesso que me assustei com os quase 100 emails sobre a logo)

Também estamos avançando no uso de ferramentas para tomada de decisão, como
o Delibera.

Tudo isto em construção permanente.

Enfim, escrevo para contribuir um pouco com o debate.

Aaaa, eu uso Ubuntu a uns 6 anos pelo menos e sou apaixonado. Também náo
desenvolvo nem uma linha de código, minha pegada é especificação de
Solucoes e gestão de projetos.

E reforço, gostaria de marcar uma conversa com a comunidade toda sobre o
Lab. Www.labculturadigital.org , estamos realizando um conjunto de
residências e acho que podemos construir coisas conjuntas, uma delas
poderia ser de incluir a GarageHacker neste roteiro. Hj estamos com pessoas
da Argentina, Bolivia, Colombia e Lençóis na Bahia participando da
Residencia Cultura Digital do Lab.

Abraços