[CuritibaLivre] Fórum - Reta final

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Quinta Novembro 14 14:21:49 BRST 2013

Que tal assim?

*Em tempos onde a privacidade e os direitos civis de cada cidadão do
planeta, seja poderoso ou não, estão ameaçados por forças obscuras de
governos supostamente democráticos e acima de qualquer suspeita, a
discussão a respeito da neutralidade da internet e da segurança de
informação toma cada vez mais consistência. Com as recentes denúncias de
espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA nas comunicações de
governos, empresas e cidadãos do mundo todo, o debate sobre a segurança
nacional das informações também se acentua.*

*Recentemente, o Governo do Estado do Paraná assinou com uma grande
corporação multinacional de origem norte-americana, um "protocolo de
intenções". Segundo a Agência de Notícias do Estado do Paraná:*

*"O protocolo de intenções prevê cooperação mútua entre o Governo do Estado
> e a multinacional norte-americana de tecnologia e informática nas áreas de
> educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. A empresa
> disponibilizará ao Estado programas e conteúdos de capacitação em
> tecnologia da informação, com o uso de plataformas de aprendizagem
> virtual."*

*Isso, aliado ao fato de que o Governo do Estado do Paraná está
sistematicamente desmontando um investimento de 400 milhões de reais nos
últimos 10 anos e migrando serviços estratégicos do estado para a
iniciativa privada, principalmente para empresas estrangeiras e de fora do
estado, serviços esses que estavam sob o domínio tecnológico do próprio
governo, faz surgir muitos questionamentos a respeito da legitimidade das
decisões do governo.*

*Para discutir o assunto, a Comunidade Curitiba Livre, com o apoio do Fórum
Ambientalista do Paraná, promove a primeira edição do Fórum Permanente de
Defesa do Software Livre no Paraná.*

*O evento ocorrerá no dia 23 de Novembro de 2013, na sede do Fórum
Ambientalista do Paraná, será transmitido online, e contará com a presença
dos seguintes debatedores:*

*- Deputado Estadual Pastor Edson Pratzik*
*- *
*-*
*-*
*-*