[CuritibaLivre] Conhecimento em Gimp, Scribus, Inkscape e Mypaint

Gustavo S. de Lima gustavo em logicus.com.br
Quinta Novembro 14 20:13:45 BRST 2013

Agora eu entendi.

Vou dar minha opinião sobre isso mas sem perder tempo porque acho que
temos coisas muito mais importantes que já foram teorizadas e pouco
praticadas. Acho que nossa comunidade é riquíssima em mão de obra
especializada em software livre, e isso deve estar deixando muita gente
incomodada (e também interessada). Mas nossa forma de organização pode
gerar um pouco de confusão para alguns. Temos culpa nisso, mas também
não somos obrigados a cartilhar formas alternativas de pensar a quem não
conhece. Poxa vida, cada um sabe o raciocínio que tem (ou pensa que
sabe...). No caso da Prefeitura podemos ter culpa sim. Quantas vezes os
procuramos para propor uso de software livre? Algumas não é mesmo? Mas
não podemos exigir que a mesma Prefeitura que agora se abre para o
software livre entenda nossa atual forma de organização. Leva tempo...
(ou temos que fazer ajustes). Demos a mão mas não mostramos o braço.

Mas temos que ponderar, principalmente no que falamos. Querem um
exemplo? Tudo o que rola aqui é público. Hoje recebemos uma pixação na
inscrição ao Fórum. Uma inscrição sem dados reais dizia que somos
"mimados". Oras, se listarmos os que se incomodam com a nossa presença
iremos de empresas à governos passando por lobistas e falsos-ideólogos.
Nossa lista está passando por uma fase, só que essa fase não precisa ser
fácil. Estamos construindo uma cidade com ferramentas livres, quem não
entende isso pode sair ou continuar apenas observando, até entender, e
nesse ecossistema o eu deve ser relativizado, pra que não nos tornemos
um "egosistema".

Só pra fechar, é nesse momento que o conceito de comunidade ganha força
e mostra o corega em quem enche a boca pra falar em liberdade mas só
pensa em si mesmo. Pra sermos comunidade respeito, tolerância, e
companheirismo é tudo. Um ajuda o outro, um indica o outro, um entende o
outro. Só que o outro não é o que está fora. O outro é quem constrói. A
quem constrói devemos convidar a se somar na comunidade. Agora chega de
falar coisas deste gênero que eu não nasci pra ser político. Política no
nosso caso é questão de lógica. Temos um Fórum pra construir, de lá,
pressionando as autoridades a acabar com a pouca vergonha que é o uso de
softwares proprietários, construiremos a base para também desmontar os
cartéis das empresas e seus satélites que de longe olham nos chamando de
bonitinhos ("olhe como eles são ideologistas, um dia eles crescem...")
enquanto forram a barriga com a banha que sugam do Estado.

att

Gustavo