[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

Sexta Novembro 29 12:20:28 BRST 2013

Olá a todos,

Se tem uma coisa que a experiência no movimento estudantil me ensinou
foi que nada melhor que conversar pessoalmente, cara a cara, para que
todos possam falar abertamente e esclarecer tudo aquilo que está
incomodando. A discussão por email sempre é complicada e gera muito
mais ruídos do que esclarecimentos.
Mas se algumas opiniões foram emitidas e isso gerou atrito, vamos
tentar resolver JUNTOS, conversando.

Bom, se eu entendi bem o desabafo do Paulo de Souza, a frustração dele
é em relação a postura de uma pessoa da SME e não da contratação da
Logicus em si.
Eu também fiquei frustrado com essa postura de uma pessoa da SME e pra
mim é a 3a. terceira frustração que eu tenho e confesso que  pra mim
já chega porque esse tipo de atitude acaba minando a comunidade.

Em outubro uma pessoa da SME entrou em contato comigo pedindo a seguinte ajuda:
"Gostaríamos de saber qual é a melhor versão do Linux para trabalho
administrativo? Ouvi falar que versões do Debian são mais confiáveis e
estáveis. É verdade?Existe alguma página onde podemos baixar a sua
indicação com orientações de instalação e configuração em rede?"

Eu respondi com algumas dicas sobre Debian, Ubuntu, etc.

Depois ele perguntou:
"Ouvimos falar sobre um sistema que gerencia o acervo de bibliotecas
(catalogação, empréstimos, atrasos, etc...). O software chama-se
GNUteca e gostaríamos de saber se você já o conhece, sabe se em
Curitiba existe algum local que o utiliza e, caso o software atenda as
nossas necessidades,  se este local poderia apresentar o sistema em
uso."

Vocês devem lembrar que eu mandei um email pra lista perguntando sobre
o GNUTeca, e até o Daniel respondeu. Também mandei um email para o
pessoal do Dinf UFPR perguntando se eles tenham conhecimento em
sistemas para biblioteca e o Prof. Marcos Didonet enviou uma relação
de sistemas que ele tinha avaliado recentemente, um trabalho realmente
muito legal que eu encaminhei para essa pessoa da SME.

Sabe qual foi a resposta que obtive dessa pessoa? NENHUMA! nem mesmo
um "obrigado", "valeu".
E pior, quando perguntei "houve algum avança após aquela nossa
reunião? O Marlon não respondeu meus emails", não tive resposta,
simplesmente fui ignorado.

Antes disso eu já havia mandando uns 2 emails para o Marlon
perguntando sobre aquela ideia de criar um grupo de trabalho com
pessoas da SME e da Comunidade para discutir como podíamos ajudar, e
também não obtive resposta.
Vale lembrar que logo depois da reunião eu coloquei o Marlon em
contato com o pessoal do DInf e ele não se manifestou, o que
provavelmente me deixou com "cara de idiota" perante os professores...

Essa questão do treinamento teria muito bem resolvida se após o meu
último email para o Robinson, ele tivesse simplesmente nos dado uma
resposta e explicado que já estava fechando com a Logicus. Ora, não é
problema nenhum a SME escolher a Logicus, mas o que me deixou
frustrado (e provavelmente o Paulo de Souza) foi que mais uma vez,
fomos ignorados por uma pessoa da SME.
É como se na hora de pedir ajuda, a gente estivesse aqui, disponível.
Mas na hora de responder nossos questionamentos, somos sumariamente
ignorados.

Sempre fui muito bem tratato pela Letícia, pela Danielle (que já
conversei por telefone para viabilizar o local para aquele evento do
Natal Livre) e mais recentemente pela Carolina que até atendeu ao meu
pedido e me ligou para a gente conversar por telefone e esclarecer
algumas dúvidas. Até a Secretária da SME foi solícita em responder o
meu primeiro contato via facebook.

A SME tem pessoas muito boas e que estão dispostas a dialogar
colaborativamente com a comunidade. É por essas pessoas que eu
gostaria que a comunidade continuasse fazendo um esforço para
colaborar com a  SME mesmo que as vezes a gente não entenda a dinâmica
de funcionamento deles.
Mas acho que algumas (poucas, eu espero) pessoas da SME precisam rever
sua postura de ignorar os emails que mandamos porque senão a impressão
que passa é falta de educação e principalmente arrogância.

Abraços,

Tim  (41) 9638-1897