[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sábado Novembro 30 12:03:07 BRST 2013

Em 29 de novembro de 2013 12:07, fabianne balvedi
<fabs em estudiolivre.org>escreveu:

> se vocẽ mesmo admitiu que conversas por email são mais difícieis,
> como você não consegue ver a importância de se falar antes
> pessoalmente com um membro da comunidade para deixar claro que
> a tua bronca não é com ele?

Eu não vejo por que eu deveria "esclarecer" uma coisa que pra mim estava
clara. Eu não critiquei o Gustavo, a Ângela, a Logicus, ou qualquer membro
dessa comunidade. Como o Paulo Santana percebeu corretamente, a minha
crítica foi dirigida ao Robinson e à atitude anti-comunitária dele que,
como representante da prefeitura, deveria se preocupar com essa questão.

Além disso, eu não sou responsável se alguém me interpretou mal. A
interpretação é de responsabilidade do interpretador, assim como pedir
esclarecimento, caso haja dúvida. O Gustavo ajudou muito a desenvolver o
evento do Fórum, e foi ele quem insistiu para que eu fosse com eles para
Matinhos. Ele tem grande mérito e eu tenho bastante estima por ele e pela
Ângela. Mas acho que foi uma expectativa demasiada alta, pensar que ele não
tomaria minhas palavras como uma crítica pessoal. É muito esquisito
participar de um grupo de pessoas que não confiam umas nas outras, que
pensam que sempre há "segundas intenções" nas palavras dos companheiros e
que, para dar qualquer opinião, as pessoas precisam agir como se estivessem
pisando em ovos.

Eu pensei que as pessoas seriam adultas e maduras o suficiente para
discutir o assunto civilizadamente, sem atitudes intempestivas, nem
críticas infundadas, mas pelo jeito, me enganei.

> que ajuda você acha que está dando para
> nossa causa colocar as coisas desse jeito na lista, sabendo que poderia
> ser mal interpretado, como foi?

Não acho que você seja a pessoa mais indicada para julgar se a minha ajuda
ou minhas atitudes aqui nesta são ou não é válidas. Você também não ajuda
levantando polêmica e discussão na maior parte dos emails que você manda.
Não é só neste tópico. Você levantou polêmica quando estavam tratando do
treinamento solicitado pela Carolina. Também levantou polêmica quando
estávamos discutindo a questão dos carros para ir a Matinhos. Pessoalmente,
eu procuro respeitar a sua posição, e a sua personalidade explosiva, mas é
bastante difícil levar seus comentários a sério, às vezes.

> sinceramente, eu acho que isso não está
> nos ajudando em simplesmente nada, pois a PMC com certeza não vai
> mudar sua postura só por causa deste email.

E daí? Quem está pedindo pra eles mudarem? O que eu propus foi apenas uma
reflexão na maneira como estamos lidando com o assunto. Estamos agindo como
se eles fossem nossos "clientes". Há uma inversão de valores aqui. Eles não
são nossos clientes. Eles são nossos *servidores* e, se querem a nossa
ajuda é preciso que *nós* definamos as regras, não eles.

Mas parece que ninguém está preocupado com isso, e a discussão em si parece
ser mais importante do que os motivos e os fins.

Acho que todos aqui
> sabemos o quão longo é o processo do entendimento do que significa
> trabalhar em comunidade, que não adianta forçar, que tem que ter paciência,
> enxugar o gelo, como diria o bnegão.

Muito bem, então por que você não procura ajudar a resolver a crise ao
invés de jogar gasolina no fogo?

> eu não quero sair da comunidade, mas ter que interagir por lista
> realmente dá uma canseira que por vezes dá vontade de sair mesmo.

Sua cabeça é seu guia.

> att.,
>
> .f4bs
> .