[CuritibaLivre] Identidade visual

Leandro Henrique Stein leandro.h.stein em gmail.com
Quarta Outubro 2 10:14:35 BRT 2013

Pessoal,

Porque ao invés de ficar nessa discussão software fechado / software livre,
não partimos para a criação das
regras.

Podemos muito bem utilizar o processo realizado em licitações, onde além do
menor preço itens são definidos
para gerar uma pontuação que em conjunto com o preço definem o vencedor.

Imaginei os seguinte itens:

- Uso de ferramentas livres;
- Manual de uso da marca;
- Adaptações para finalização;
- Adaptações futuras (de acordo com a necessidade);
- Disponibilização de material físico (desenho em papel);
- Licença de uso do trabalho;

Para cada item seria definido um fator de pontuação, com isso além do fator
abstrato de "gosto" podemos inclusive
demonstrar de forma clara porque escolhemos determinado trabalho. Evitando
que sejam levantadas hipóteses de
favorecimento para determinado trabalho.

Com isso a discussão entre software fechado e livre pode ser contornada, se
o participante prefere realizar o processo
com Photoshop/Corel/Paint receberá uma pontuação menor que poderá compensar
com os outros pontos. Vamos
evitar um ponto que a Fabianne tem levantado que é de acabarmos reduzindo
as opções de escolha à materiais por
não incluirmos profissionais com ótimas capacidades criativas, mas que por
opção ou falta de opção não utilizam
ferramentas livres.

Um adendo a toda essa discussão. Um tempo atrás em uma lista (acho que era
na debian-user), que era de recusar
a trabalhar em empresas que não utilizam software livre. Trabalho em uma
empresa que tem o parque de software
baseado em Windows, mas aproveito o máximo de flexibilidade para utilizar
ferramentas livres nas minhas tarefas diárias,
inclusive sou responsável pela migração da ferramenta legada (ASP) para
Wordpress. Utilizo SL em casa e no máximo de
lugares onde posso, mas não vou "largar" meu emprego por não poder instalar
Debian na minha estação de trabalho. Sou
contra o "capitalismo real", mas tenho que comer e pagar as contas no final
do mês. Radicalismo não é bom em nenhuma
situação, nem mesmo para fazer o bem (se alguém quiser discutir esses
pontos, vamos abrir um tópico alternativo para
evitar de novamente "sairmos" do foco principal deste, que é a Identidade
Visual do grupo).

Sem mais,

Leandro Henrique Stein
Analista de Informática
Claro: (41) 9935-9960
Skype: leandro.h.stein
Twitter: @leandrohstein

"Desculpar-se é um sinal de fraqueza. Exceto entre amigos" - Leroy Jethro
Gibbs