[CuritibaLivre] Relato da reunião com a SME

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Quinta Outubro 3 23:14:05 BRT 2013

O que eu acho é o seguinte:

A prefeitura vai precisar fazer a capacitação. Eles têm verba pra isso.
Eles têm a opção de fingir que vão fazer alguma coisa, mas o fato é que
eles recebem equipamentos de repasse do governo federal quem, querendo ou
não, vêm com Linux. Portanto, não é uma boa ideia pra eles tentar varrer o
problema pra baixo do tapete. O que a gente pode contribuir, IMHO, é na
formulação de estratégias para viabilizar essa capacitação. Não atuando na
capacitação em si (como comunidade). Uma das coisas que podemos sugerir é a
contratação de instrutores autônomos, além das empresas interessadas, como
já fazem com outros cursos, como aqueles que eles oferecem para a população
nas ruas da cidadania e outros locais. Aí, quem da comunidade estiver
interessado, pode até se candidatar a uma vaga dessas, quem sabe?

Outra coisa que podemos ajudar, é no desenvolvimento do conteúdo e da
estratégia didática, bem como na definição das ferramentas que eles poderão
utilizar nesse processo de capacitação (material didático, estrutura de EAD
caso eles pretendam oferecer treinamento à distância, etc).

Aparentemente eles estão meio perdidos, sem saber por onde começar. A gente
pode ajudar dando um norte, se eles quiserem.

Abraços.

Em 3 de outubro de 2013 23:00, Gustavo S. de Lima
<gustavo em logicus.com.br>escreveu:

> Olhe, a Logicus pode fornecer material didático para a prefeitura imprimir
> e distribuir aos professores. Nossa apostila de GNU/Linux já ultrapassou as
> 300 páginas (E usamos espaçamento simples). E podemos oferecer isto
> gratuitamente. A prefeitura imprime, manda para os professores, e pode usar
> esse programa ai anunciado por eles para contratar professores. Claro que
> tanto a Logicus, e imagino que outras empresas como a Ambiente Livre,
> sentiremos uma lágrima cair, mas não será por isto que fecharemos nossas
> portas.

> [...]

Paulo de Souza Lima
http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR
Linux User #432358
Ubuntu User #28729

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*A Lei Universal supera todas as outras.*

1. Nenhum homem ou mulher, dentro ou fora do governo, dará início à força,
ameaça de força ou fraude contra a minha vida e propriedade e, todos e
quaisquer contratos de que sou uma parte, que não me deem plena divulgação
, sejam assinados por mim ou não, serão consideradas nulos à minha
discrição.

2. Eu posso usar a força em legítima defesa contra qualquer pessoa que
viole a Lei 1.

3. Não devem existir exceções às Leis 1 e 2.

*"Quando o tirano dispôs de inimigos estrangeiros, por conquista ou
tratado, e não há nada a temer deles, então ele está sempre incitando
alguma guerra ou outra, a fim de que o povo possa necessitar de um líder" -
Platão*