[CuritibaLivre] Forum Paraná - Banner

juliano bueno de araujo julianobuenodearaujo em gmail.com
Quarta Outubro 16 17:25:40 BRT 2013

Pessoal amanhã estaremos no lançamento deste evento, garantindo as
manifestações e estratégias que foram relatadas na última reunião.

Importante avançar neste assunto. Juliano.

Tecpar terá Centro de Inovação da Microsoft12/04/2013 14:37
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de
Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, terá um Centro de Inovação
da Microsoft, como parte do protocolo de intenções assinado pelo governador
Beto Richa com a empresa, na terça-feira (9). O anúncio é decorrente da
primeira reunião de trabalho, ocorrida no Rio de Janeiro, entre o
instituto, a Secretaria, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a
Secretaria da Segurança Pública com a direção da Microsoft no Brasil.

O protocolo prevê a utilização pelo Estado de soluções tecnológicas para
capacitação de pessoas em tecnologia da informação (TI) e uso de
plataformas de aprendizagem virtual. A cooperação terá vigência inicial de
dois anos.

PROGRAMAS – Pela parceria firmada com a Microsoft, ficam disponíveis ao
Governo do Estado programas e softwares das áreas de educação,
qualificação, inovação e empreendedorismo. Entre eles estão capacitação
básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre
alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em
informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.

A parceria entre o governo e a Microsoft também será importante como
ferramenta de apoio ao desenvolvimento da plataforma do Parque Tecnológico
Virtual e da Universidade Virtual, que estão em desenvolvimento pela
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Tecpar.

“Na busca de um processo de contínuo desenvolvimento, a Secretaria tem
investido no aprimoramento das universidades estaduais, por meio de
programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade.
Esses programas fomentam as atividades em ciência, tecnologia e inovação”,
explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

OPÇÕES – De acordo com ele, o protocolo de intenções assinado com a
Microsoft abre grande leque de opções, que podem contribuir com os
diferentes projetos que envolvem a tecnologia da informação.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o órgão tem mantido
o esforço em incentivar o empreendedorismo inovador como instrumento de
competitividade do Paraná. “Para isso o Tecpar busca soluções e ferramentas
de apoio às empresas de base tecnológica em todo o território paranaense.
Nesse processo, o acordo com a Microsoft vem dinamizar o empreendimento,
que inclui o Parque Tecnológico Virtual, a Universidade Virtual do Paraná e
o braço de educação de Tecpar, que é o Tecpar Educação”.
*
*
*
*