[CuritibaLivre] Tecpar terá Centro de Inovação da Microsoft

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sábado Outubro 19 10:10:05 BRT 2013

Pessoalmente, eu não me preocuparia muito. Como já disse, nessa
administração, boa parte do que acontece no Tecpar é só pra aparecer na
mídia, sendo muito pouco se transformando em algo de fato. Numa empresa
pública, que depende quase que totalmente de verba do governo pra pagar sua
folha de pagamento, que era referência nacional em vacina anti-rábica
animal e deixou essa posição escorrer pelas mãos por falta de investimento
e de visão estratégica de seus administradores, sempre indicados por
apadrinhados políticos dos governantes em voga, eu não espero absolutamente
nada de concreto, seja na direção da Microsoft, seja na direção do SL.

Estou no Tecpar a quase 5 anos. A única inovação tecnológica que eu vi, foi
a que eu e um colega meu implantamos, quando nossa gerência ficou com o
fiofó na mão porque o governo exigiu que cortássemos 25% dos gastos.
Implantamos um sistema de gerenciamento de processos utilizando Mediawiki.
Fizemos isso porque nos divertíamos, era gostoso. Mas não fazia parte da
nossa competência fazer. Nossa iniciativa diminuiu custos, agilizou
processos, diminuiu a impressão de documentos, entre outros benefícios.

Querem saber qual foi nossa recompensa? Nos acusaram de desenvolver
"sistemas paralelos", que estávamos desenvolvendo sistemas de informação
quando teríamos de sentar a bunda no laboratório e fazer calibrações. O
próprio setor de TI da empresa nos boicota, não dá manutenção nas nossas
máquinas porque alegam que nós criamos um "monstrinho" e que eles não são
responsáveis por ele. A manutenção dos sistemas que temos no nosso setor é
feita por nós mesmos.

Falam que "faltam profissionais", mas quando a gerência pediu mais três
técnicos de nível médio pra nos ajudar, a diretoria, cheia de banca, como
se estivesse nos fazendo um favor, nos disse que "conseguiu 2 vagas para
nível superior". No meu setor tem dois físicos, um administrador de
empresas com pós-graduação em docência, uma bióloga com doutorado e um
monte de profissionais de nível superior que entraram em carreiras de nível
técnico. Contratar 2 profissionais de nível superior é uma afronta porque
mostra que eles se preocupam com os títulos, não com a capacidade
profissional. Entrariam 2 pessoas de fora, sem experiência, ganhando mais
do dobro do nosso salário, fazendo menos da metade do que a gente faz, e
nós, os babacas de plantão ainda seríamos responsáveis pelo treinamento
deles. O Tecpar nunca fez uma pesquisa interna pra conhecer as reais
habilidades e competências de seus funcionários. Tem muita gente de talento
lá dentro fazendo trabalhos burocráticos e sem valor intrínseco, apenas
porque não é de interesse dos poderes instituídos dar oportunidade pra que
essas pessoas ofereçam o que tem de melhor. Ao invés disso, as colocam em
sub-tarefas que afogam a capacidade criativa delas.

Portanto, como já disse, eu não me preocuparia com isso. Esse sistema vai
cair de podre.

Abraços.