[CuritibaLivre] Resultado da Feira da UFPR 2013

Terça Setembro 3 11:49:25 BRT 2013

Olá pessoal,

Acho importante deixar registrado aqui a experiência que tivemos com o
estande de Software Livre na Feira de Cursos e Profissões da UFPR que
aconteceu de 30/08 a 01/09/13. O email ficou um pouco grande...

Antes de qualquer coisa, quero agradecer a todos que disponibilizaram
algumas horas do seu final de semana pra ficar lá conversando com as
pessoas sobre software livre, linux, comunidade, etc. Foi realmente
muito legal ver que todos que colocaram os nomes previamente
conseguiram participar e ajudar. São eles: Adriana da Costa, Ana
Marina Lima, Antonio Marques, Daniel Lenharo, Fabianne Balvedi,
Joelson Gai, Paulo de Souza Lima, Paulo Santana, Rodrigo Robles,
Samuel Henrique, Silma Battezzati e Valverde.

O público da Feira era formado principalmente por alunos do ensino
médio que foram sozinhos, ou em caravanas de escolas de Curitiba e de
outras cidades do interior. Muitos pais também estavam por lá levando
os filhos. E claro, os estudantes de graduação dos cursos da UFPR que
estavam trabalhando em outros estandes.

No estande tínhamos:
- Um banner de lona que foi patrocinado pela Ambiente Livre
- Um projetor que foi emprestado pela Associação dos Professores da
UFPR que usamos para projetos alguns slides e jogos.
- Folders que foi elaborado por nós e impresso pela UFPR explicando o
que é SL, Linux, etc, e que distribuimos aos visitantes
- Flyeres da Latinoware que também distribuimos.
- 20 roteadores wi-fi do projeto SimetBox enviados pelo pessoal do
Nic.br que distribuimos de brinde para quem mostrasse notebook rodando
linux ou provasse que usava.

Alguns comentários de tudo que eu percebi.

- Muitos estudantes do ensino médio disseram que já usaram GNU/Linux
nas escolas mas comentavam que era muito lento. Eu acho que eles
estavam falando do Projeto Paraná Digital que roda com boot-remoto e
realmente pela limitação de hardware e rede tinha desempenho bastante
fraco. Eu cheguei a ver rodando no Colégio Estadual e era sofrível.
Infelizmente eles tiveram uma má impressão do Linux e eu recomendava
que eles tentassem usar em casa.

- Alguns estudantes comentavam que conhecia Linux porque alguém da
família usava como o irmão (que normalmente gostava de TI) ou o pai
(que trabalhava com manutenção).

- Aconteceram alguns casos de pais que viam o nosso estande e ficavam
felizes em saber que "alguém" além deles usava Linux. Os filhos
ficaram de lado e eles que se empolgavam em conversar com a gente :-)

- Tivemos algumas reclamações da falta de suporte em Linux. Um
estudante disse que usava e gostava mas quando formatou o computador
teve que colocar windows pq ele não sabia instalar. Um pai disse que
precisava de suporte básico e até pagaria pra isso, mas que nunca
tinha achado ninguém pra contratar.

- Algumas pessoas (não estudantes do ensino médio) comentaram que
compraream notebook com Linux, tentaram usar, mas desistiram e
colocaram windows.
A justificativa normalmente era que "não tinha tempo pra aprender a
usar Linux", o que deixou eu e o Daniel com a sensação de que nós
somos vagabundos com tempo de sobra. Cada vez que alguém comentava
isso, a cara do Daniel era muito engraçada hehehehe.

- Alguns estudantes de faculdades particulares que estudam TI pararam
por lá pra conversar. Alguns disseram que não tinham nada de Linux no
curso mas que foram atrás para aprender por conta própria ou que
tinham vontade de conhecer, e outros disseram que viram bem por cima
no curso.

- Como o nosso estande ficava perto da entrada da Feira, na área das
empresas juniores dos cursos de graduação, tivemos visitantes também
que paravam lá e queriam saber do que se tratava aquele estande de
"Software Livre" e não faziam ideia do que a gente tava falando :-)
Confesso que pra esses era mais difícil de explicar porque eles não
entendiam o que a gente tava fazendo, alguns perguntavam se era um
curso de informática da UFPR por causa do "software".

- Como no folder tinha a divulgação dos eventos, nós chamamos o
pessoal pra participar do SFD e do FTSL.

- O momento que mais chamou a atenção de quem passava foi no sábado
quando a Ana Marina (filha do Paulo de Souza) ficou jogando Team
Fortress e projetamos no estande em tempo real. Muitos adolescentes
queriam saber qual era o jogo. Essa ideia foi muito legal. No próximo
evento vamos chamar a Ana Marina e se ela quiser pode convidar o Paulo
hehehehe

- Pra terminar, a frase mais curiosa de todas que foi o Samuel que
ouviu de um estudante: "Eu uso Ubuntu, mas é pirata..."
hehehe

Entreguei uma camisa da comunidade para o Ray, que é da Assessoria de
Imprensa da UFPR e foi o responsável pela liberação do estande. Ele
disse que gostou da nossa participação e que podemos manter a parceria
para o ano que vem. O que me faz pensar que devemos montar uma lista
de itens que podemos melhorar para o próximo ano :-)