[CuritibaLivre] Olha só porque eu não uso Windows

Joelson Gai joelsongai em gmail.com
Quinta Setembro 12 20:36:33 BRT 2013

Em 12 de setembro de 2013 19:28, Mike Tesliuk <pruonckk em gmail.com> escreveu:

> no quesito portabilidade para outras plataformas um ponto que ja vi muito
> ser discutido pelos fabricantes é que eles consideram inviavel manter
> compatibilidade com tantas distribuições e versões,  é facil pra sony
> portar para um sistema operacional que ela controla todas as modificações,
> o mesmo ocorre com a apple, é apenas um distribuidor do sistema
> operacional, os fabricantes se sentem a vontade com isso.

Eu acredito que isso seja desculpa pois eu instalava alguns programas lá
por 2004/2005 quando comecei no linux por binários e tanto conseguia no
Slack quanto no Kurumin (debian).

> Existem algumas distribuições que são principais que os fabricantes
> poderiam usar como plataforma adotada, como o redhat/centos , o debian ou
> ubuntu , porém parece que eles não se atraem por isso .

Vide exemplo da steam que é focada no Ubuntu.

> [...]

> prepara um profissional para tudo, prepara o cara para necessidades de
> determinadas companias , infelizmente isso é uma verdade, onde você mais ve
> o uso de software livre (uso e desenvolvimento) é em universidades publicas
> e mesmo assim não vejo no volume que gostaria de ver.
>

> Quanto aos varios comentarios que fiz sobre utilização do software
> proprietario foi que independente de qualquer coisa, mesmo conhecendo o
> sofware livre eu posso optar por usar um proprietario, e isso vale para
> sistema operacional, o cara pode escolher gostar de um ou de outro, e isso

Verdade, mas a questão que não é dada a escolha, a Apple por exemplo
fabrica e vendo o hardware o software é só um diferencial (muito bom para
eles), mas a M$ não fabrica hardware ela faz pressão sobre os mesmos
através do uso de patentes entre outras coisas,

Acredito que no pc seria ideal que fosse como no celular aonde eu posso
comprar um Win phone, ou IOS, android, BlackBarry, Firefox OS. Tem que
existir a possibilidade da escolha.

Não vejo mal algum em usar software de código fechado, o problema e quando
as empresas fogem do foco de desenvolver e vender seus programas e querem
dizer o que podemos ou não fazer.
apenas um exemplos de como o objectivo da M$ não é vender ou desenvolver
coisas e sim usar seu poder para determinar o que demos usar usar.

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/openxml_o_que_eu_ainda_nao_contei_sobre_o_brm.php#.UjJJbqzyOY5

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/openxml_quem_enganou_quem.php#.UjJIMKzyOY4

> [...]
> fazemos eventos, falamos para as pessoas , ajudamos a iluminar algumas
> cabeças mostrando outras possibilidades e de vez em quando até impomos :)
> (quando implementamos desktops linux em empresas e coisas do tipo) ,
> basicamente levamos nosso trabalho de informar as pessoas sobre opções e
> aos poucos vamos conhecendo pessoas, fazendo amigos, e ganhando novos
> membros , novos usuários, e é assim, nem tudo é bom pra todo mundo, então
> vai ter pessoas que vao recusar a ideia, tem pessoas que simplesmente vao
> ignorar e é isso, isso é o mundo com opções.

A grande verdade e que as grandes empresas se abraçaram e querem se manter
ao sufocar qualquer um que possa competir com elas, pois unidas e
cooperando obscuramente e criando uma plataforma fechadas elas podem
controlar o que as pessoas vão usar ou fazer dentro do escopo deles pois
dominam as principais ferramentas.

Eu acho muito perigoso falar que não tem brechas e que não somos
monitorados, entre outras coisas que foram citadas em outras mensagens,
alguns falam que é teoria da conspiração e outros falam que é besteira, e
outros aceitam e falam que não é bem assim porque tem X e Y vantagens.

A verdade e que tem muito interesse e muita obscuridade que mistura desejo
e repulsa que leva as pessoas a temerem a mudança ou em acreditar que a
sociedade é movida por interesses mesquinhos de uma minoria.

Eu não fui evangelizado, ou convertido e nem obrigado a usar Linux, eu
aprendi e descobri o mundo do FOSS por minha própria curiosidade como
muitos por aqui, e por isso digo que não existe vantagem em usar windows,
pois as pessoas aprendem a não aprender, elas tem que se acostumar e se
acomodar, sentar engordar e cada vez mais dependerem de um pequeno grupo
que decide o que  fazemos para assim manter seus interesses.

E também acredito que não existe meia verdade ou meio crime, ou está errado
ou está certo, ao meu ver apoiar certas iniciativas ou ser concedente é
como usar drogas, elas te matam mas dão prazer então na media ta tudo bem.
Logo para mim a M$ é criminosa e utiliza o windows para realizar seus
crimes. Assim como Apple usa o sistema de patentes ridículo dos EUA para
patentear o quadrado de cantos redondos.

Por exemplo para me divertir eu tenho que "usar windows" para jogar um jogo
que gosto... já faz 2 meses que não precisei ligar no windows para me
divertir eu posso fazer inúmeras coisas diferentes e me divertir de formas
diferentes e tornar a minha vida melhor.

Não é apenas uma questão de "não use software fechado, ou não use windows"
é muito além disso, é viver em comunidade compartilhando recursos e ideias
aonde todos ganham e vivem em comum com harmonia.