[CuritibaLivre] Identidade visual

Gustavo gustavo em logicus.com.br
Sexta Setembro 20 12:47:36 BRT 2013

Não compartilho dessa ideia Fabianne. Acho que vamos conseguir sim, e
no final será melhor do que ter se emaranhado num conceito de identidade
dominante, da qual partilha o veículo de imprensa citado.

Acho que a comunidade de Software Livre já possui uma identidade, e
nisso reside a sua diferença, sua peculiaridade, sua originalidade. É a
sua identidade social que deve ser refletida na sua identidade visual.

O que nos diferencia é a luta justamente pelo uso da ferramenta. É por
isso que ela é importante, e se afasta designers por um lado de outro
agrega justamente aqueles que compartilham da ideologia social por trás
do software livre.

Estivemos muito perto da identidade visual quando o André e o Joelson
(se esqueci de alguem me perdoem) trouxeram propostas.

Mas acho que o debate e as propostas são justamente o que faz nossa
comunidade rica (não na perspectiva dominante, mas sim na cultural).

Por isso penso que a melhor questão é a levantada pela Adriana: onde
está o designer que fará nossa identidade visual? Virá de uma empresa?
De um projeto?

Penso eu que ele pode estar na PUC. Pode estar em qualquer lugar. Pode
estar até na Microsoft. Pra mim, o importante é que o software seja ou
livre ou de código aberto, justamente porquê a urgência não está no
logo, mas na didática da coisa. Já temos feito coisas interessantes e
até mesmo grandes como o SFD. Porquê desanimaríamos com uma arte final
para o grupo?

att Gustavo