[CuritibaLivre] Fórum em Defesa do Software Livre

Gustavo gustavo em logicus.com.br
Segunda Setembro 23 19:14:44 BRT 2013

Segue abaixo um esboço inicial de manifesto convocatório para o FDSF. O
mesmo se encontra na nossa wiki:
https://wiki.softwarelivre.org/CuritibaLivre/ForumDefesaSLParana

Proposta de Manifesto Convocatório do I Fórum em Defesa do Software
Livre no Paraná

A Comunidade Curitiba Livre, organização independente que visa a
divulgação de Software Livre, vem através deste manifesto convocar a
população e entidades sociais paranaenses para o I Fórum em Defesa do
Software Livre no Paraná.

Temos acompanhado com preocupação os encaminhamentos do atual governo
do Estado do Paraná em sua parceria ainda não esclarecida com a empresa
Microsoft. Pensamos que se esta parceria realmente vir a ser
concretizada teremos um retrocesso nas políticas de democratização da
tecnologia em nosso estado.

Tornamos pública nossa preocupação com o abandono por parte da atual
gestão do Projeto Paraná Digital, que trouxe milhões de reais em
economia para o Estado e que foi certamente um dos maiores projetos em
Software Livre do país, e quem sabe de toda a América do Sul. O
sucateamento do programa em fins de justificativa de seu encerramento é
cruel não apenas para com o Software Livre, mas principalmente com todo
o sistema educacional e consequentemente com toda a população do Paraná.

Ressaltamos ainda que é notório o conjunto de benefícios ao Estado com
a adoção do Software Livre não apenas no que se refere à economia com
licenças mas também com a prática social que o Software Livre
proporciona através de sua forma de desenvolvimento.

Lembramos ainda do papel desempenhado pela Celepar, empresa de renome
internacional que deve ser protegida e valorizada, principalmente no que
diz respeito ao seu caracter desenvolvedor de aplicações livres.