[CuritibaLivre] Reunião com a SME - relato

Rodrigo Robles rodrigoaugustorobles em gmail.com
Segunda Setembro 30 22:46:42 BRT 2013

"Quero aproveitar para levantar uma questão e fazer uma provoção: se a
gente ensinar informática (Linux, ferramentas, programação) para
crianças/adolescentes, existe um apelo que é a possibilidade deles
aprenderem uma coisa que talvez no futuro será importante e poderá
abrir novas possibilidades.
Mas qual o ganho que um professor de rede pública terá em conhecer a
filosofia do SL, ou aprender a usar Linux, ou inkscape, ou gimp, ou
LibreOffice?

Todos nós aqui sabemos é importante para nós da comunidade, mas
precisamos pensar no discurso que usaremos para sensibilizar esse
grupo."

Não tem muito segredo, os argumentos são os de sempre, o difícil é mudar o
foco de pensamento do capitalismo simplista para a atitude
social/colaborativa:

* As pessoas estão felizes em serem joguetes nas mãos de alguns grandes
fornecedores monopolistas de software?
* As pessoas estão felizes em mandar seu dinheiro para monopólios
estrangeiros?
* As pessoas estão felizes em usar software piratas porquê os licenciados
são muito caros?
* As pessoas estão felizes em saber que os softwares que elas usam tem
trojans utilizados por grandes corporações e o governo dos EUA para os
espionar?
* Podemos usar a palavra "educação" para designar o treinamento em
softwares de empresas comerciais, disseminando o uso estes produtos
comerciais entre nossos jovens, praticamente colocando o estado a serviço
de seus lucros?
* Se a livre disseminação do conhecimento é um princípio básico para a
educação, devemos usar softwares comerciais fechados, que não permitem
alterações/adaptações, ou softwares livres, que dão a professores, alunos e
a comunidade a liberdade para alterar e participar de todo o seu ciclo de
criação?

Estes eventos devem começar ensinando o que é Software Livre e quais as
vantagens de usá-lo.