[CuritibaLivre] Compra de licença.

Ramiro B. da Luz ramiroluz em gmail.com
Quarta Agosto 24 11:33:52 BRT 2016

Quanto ao assunto original, essa questão é complicada.

 - Investir em desenvolvimento de software livre é mal visto pelo Tribunal
de contas, eles tem mais experiência em contratos de licença.
 - Desenvolver software para órgão públicos é complicado por que tem que
atender um monte de norma do Tribunal de Contas. E o do Paraná é um dos
mais burocráticos.
 - Empresas de software tradicionalmente não tem interesse em participar de
licitações para desenvolver software livre.
 - A população em geral não quer nem saber desse assunto.
 - A comunidade de software livre inteira de Curitiba, mesmo que fosse
unida e unânime teria dificuldade de eleger um vereador, um vereador
sozinho dentro da Câmara é engolido, se não tiver no esquema não faz nada.

Acho que as frentes de ação da comunidade mais produtivas seriam:

 - Trabalhar com o TC na mudança de mentalidade e criação de modelos de
licitação que permitam contratar software livre, existe isso, sei de três
lugares que já contrataram esse tipo de serviço em outros estados e
Brasília.
 - Solicitar ao TC que publique claramente e abertamente os requisitos que
os softwares precisam atender. Se possível de forma simplificada.
 - Não sei como aumentar o interesse de empresas e empresários. Eles querem
ganhar dinheiro mas sem compartilhar com os outros.
 - Não vejo maneira fácil e prática de disseminar esse interesse pela
população em geral.
 - Seria necessário uma bancada inteira de tecnologia/cicloativismo/outro
ativismo qualquer para conseguir efetividade nas Câmaras, Assembleias,
Senado, etc  ...

OFF-TOPIC: Mike, você precisa de uma equipe, para começar um marketeiro
especializado em política. Sozinho realmente vai ser difícil, antes ou
depois. Se formos continuar esse assunto melhor abrir outra thread.

> Ai entra no problema, como técnico agora,
>
> Quando um projeto chega pra nós com uma tecnologia que não conhecemos, nós
> estudamos, documentamos e implementamos, mas para isso , precisamos que a
> oportunidade chegue pra nós, são raros momentos (hoje em dia) que realmente
> temos tempo para sentar e aprender algo novo, desenvolver o mecanismo com
> certeza é interessante, mas estou sozinho neste projeto, e sozinho hoje
> posso pouco, não tenho tempo.
>
> É onde estou tentando que as pessoas se ajudem, e outro ponto que talvez
> [...]

-- Ramiro Batista da Luz
-- (41) 9173-2231
-- http://www.ramiroluz.eti.br