[CuritibaLivre] Biblioteca Digital em Software Livre

Samuel Henrique samueloph em gmail.com
Segunda Julho 10 19:22:53 BRT 2017

Preciso concordar com o pessoal,

Já havia usado o site antes, e a interface é horrível, algo desse porte
deveria utilizar alguma ferramenta (livre) robusta de indexação de arquivos
(algo como Dspace, que é software livre) e ter interfaces para harvesting,
como OAI-PMH (o que não sei se o site atual já tem, mas chuto que não).

Mais triste do que saber que o portal corre o risco de acabar, é saber do
estado atual em que se encontra. Trabalhei um tempo com portais de acesso
aberto, e o grande problema que vi foi a falta de conscientização da
importância tanto em disseminar o conhecimento (seja por ter uma ux boa,
seja por fornecer interfaces de harvesting e ferramentas de colaboração)
quanto em usar ferramentas livres e colaborar com as mesmas (o que acaba
sendo a mesma coisa que disseminar o conhecimento).

É por isso que quanto menos centralizado, melhor.

A melhor coisa que pode ser feita agora é migrar todo o conteúdo atual para
o Dspace ou software do tipo, mas imagino que a coleta de metadados seja
bem complicada (tem que rezar pra ter compliance com dublin core).

Mais um fator importantíssimo que simplesmente não parece ter num portal
desses é a acessibilidade, WCAG/ARIA compliance próximo de 0, coisas que
soluções livres resolvem, e se não resolvessem, bastasse enviar um patch
(menos trabalho do que implementar um portal inteiro né). Do jeito que
está, fico me imaginando como uma pessoa cega consulta um portal desses.

A intenção é louvável, mas a execução...

Alguém arrisca a fazer um harvesting? :)

Samuel Henrique <samueloph>