[Flisol-br] Novato no flisol

Paulo Henrique Santana phls00 em gmail.com
Quinta Abril 4 10:56:51 BRT 2013

Em 4 de abril de 2013 01:02, Roger Resmini <rogerresmini em gmail.com> escreveu:
> Pessoal,

Olá Roger, bem-vindo a lista.

> Aproveitando a thread, acabei de inscrever Rondonópolis-MT para o flisol.
>
> Já participei de um install fest a muito tempo atrás.
>
> Sou professor na UFMT e tenho um projeto de extensão sobre software livre
> gráfico, logo tenho uns contatos com escolas e IES...

Legal, isso é importante para chamar público e voluntários para ajudar.

> Gostaria de saber se alguém na lista conhece alguém nas proximidades para
> palestras no dia

Não conheço ninguém por aí, mas vou encaminhar sua mensagem para a
lista PSL-Brasil.
Vc pode abrir chamada de palestras e divulgar (nós também ajuderemos
na divulgação) por emails, redes sociais, sites como o Br-Linux. Se
tiver gente por aí, com certeza eles vão ler :-)

> e também uma estimativa da relação pessoas para trabalhar X
> participantes do evento. Pelo que sei precisa de um batalhão de gente para
> ajudar e uma infra razoável... Nossa estimativa é de umas 200 pessoas.

Não necessariamente.
Vc pode ter 1 pessoas cuidando do auditório. E alguns outros na função
de "instaladores" para ajudar no install fest. Claro, vcs não precisam
atender todos ao mesmo tempo. Se tiver mais visitantes do que
instaladores, o pessoal fica na fila esperando. Enquanto isso, eles
vão ter a oportunidade de conhecer e conversar com a comunidade de
soft. livre.
Sobre a infra, é aquilo que já foi comentado. Um auditório (se tiver
palestras) e um laboratório com tomadas e internet.

> E sobre os aplicativos livres, podem ser qualquer um? Nós montamos a
> listinha? E as distro GNU/linux, também pode ser qualquer uma? Podemos
> eleger umas 2 e mandar brasa?

O Fábio já comentou sobre isso, mas reforçando. O instalador precisa
ter conhecimento na distro que ele vai instalar. Se o instalador
prefere instalar UBuntu, beleza. Se ele prefere Debian, beleza.
Não force o instalador a usar uma distro que ele não conhece bem,
senão o cara pode acabar se atrapalhando.

Quanto aos softwares, vocês escolhem. O que recomendamos é definir um
"pacote básico" de softwares para que o visitante saia do evento com
tudo funcionando. Coisas como flash, java, etc.

O Projeto CyanPacktem alguns softwares para windows em um DVD.
http://www.carlissongaldino.com.br/category/special/cyanpack

http://www.phls.com.br
Tel. (41) 9638-1897