[Flisol-br] Transmissão via TV Software Livre

Paulo Henrique Santana phls00 em gmail.com
Segunda Abril 22 15:05:07 BRT 2013

Olá pessoal,

Fiz um tutorial rápido mostrando quais campos deve ser preenchidos.
Vocês já podem testar.
Estou usando ubuntu com uma webcam ligada na porta USB e o som sendo
capitado pelo microfone do notebook.
O progrma é o Landell
Depois de instalar, vá em: Pipeline -> Setting

1) Aba: Sources
Selecionar ALSA
Clicar em <Adicionar>
Source name: colocar o nome que você quiser, por exemplo "som"
Clicar em <ok>

Selecionar V4L2
Clicar em <Adicionar>
V4L2 Device: local da câmera, por exemplo o meu ficou /dev/video1
porque é uma webcam usb
Clicar em <ok>

2) Aba: Encoders
Selecionar theora vorbis
Clicar em <Adicionar>
Encoding name: colocar o nome que você quiser, por exemplo "theora".
Aqui você pode configurar o tamanho da imagem que será transmitida.
Lembrando que quanto maior a imagem, mas lenta fica a transmissão
Clicar em <ok>

3) Aba: Outputs
Selecionar Icecast
Clicar em <Adicionar>

Output name: colocar o nome que você quiser, por exemplo "aovivo"

Server: hemingway.softwarelivre.org
Port: 8000
Mount point: /suacidade.ogv (nome da sua cidade conforme enviado em pvt)
Password: senha enviada por email
User: source

Choose encoder: theora (ou aquele nome que você deu na aba 2)
Clicar em <ok>

** Se você quiser gravar um arquivo da transmissão no seu computador
Selecionar File
Output name: colocar o nome que você quiser, por exemplo "arquivo"
File: nome e local onde o arquivo vai ser gravado, por exemplo
/home/../aovivo.ogv
Choose encoder: theora (ou aquele nome que você deu na aba 2)
Clicar em <ok>

Clicar em <fechar>

Na tela principal selecione no campo "Audio source"  o som que você criou.
Marque Enable preview
E reproduzir.

Para assistir em outro computador, vá em:
http://hemingway.softwarelivre.org:8000/suacidade.ogv

http://www.phls.com.br
Tel. (41) 9638-1897