[Flisol-br] Feliz 2013! Ano novo, vida nova, coordenação nova! :-)

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw em funlabs.org
Terça Janeiro 22 11:43:20 BRST 2013

Olá pessoas,

Antes de tudo: Feliz 2013!  Muita saúde, sorte e sucesso! :-)

Há alguns anos eu herdei a Coordenação do FLISOL Brasil, época de
criar formulários, montar processos, amadurecer ideias, explicar
conceitos e formalizar diretrizes. Na mesma época o FLISOL
internacional passou por momentos difíceis, me envolvi com a
administração do servidor e passei a fazer parte da Coordenação
Internacional.

Os anos passaram, a Coordenação Internacional formada por vários
países permitiu uma visão mais coletiva e colaborativa, o wiki
central se tornou ferramenta fundamental no processo e a partir
daí criou-se consenso, mais do que isso, tivemos momento para
superar as dificuldades e crescer de maneira saudável.  É verdade
que ainda há sedes que invetam moda e registram seu próprio
domínio ou tentam burlar as diretrizes, mas o wiki do FLISOL fica
cada vez melhor, é uma grande fonte de recursos, é visto como o
ponto central de nossos trabalhos, e cada vez mais as sedes
trabalham para seguir as diretrizes e proporcionar uma experiência
positiva aos visitantes.

Todos sabem que a "Install Fest" de 2012 é diferente da de 2010
que é diferente da de 2005, e elas foram diferentes do que será
2013. Os tempos mudaram, nós tivemos que nos adaptar. Felizmente
a tecnologia evoluiu, felizmente nossa mensagem foi distribuída,
mais pessoas usam, mais pessoas conhecem, mas é sabido que há
muito trabalho pela frente e que é bem provável que este trabalho
de divulgação não tenha fim.

As mudanças não são pelo simples fato das distros terem ficado
mais fáceis de instalar e os softwares terem melhorado, mas os
computadores e telefones evoluíram, as pessoas tem interesses
novos e o nosso foco mudou (teve que mudar).

É por isso que não tenho dúvida em passar a coordenação ao grande
amigo Paulo Henrique de Lima Santana, também conhecido como phls.
Ao longo dos anos, trabalhamos juntos em diferentes processos e
especialmente no último ano, o Paulo teve grande destaque na
execução das tarefas de coordenação, e a partir de 2013, assume
como Coordenador Nacional (líder da Coordenação Nacional) e
ganha cadeira na Coordenação Internacional representando o Brasil
(trabalho que ele também já vem desenvolvendo desde 2012).

Aproveito também para agradecer ao Maxx Fonseca que vem ajudando
na Coordenação Nacional há alguns anos, sei que o Maxx tem estado
ocupado com alguns projetos pessoais e tenho certeza que ele e o
Paulo conversarão pra definir se será necessário recrutar mais
alguns vice-coordenadores para auxiliar na cooperação nacional. :)

Certamente o anúncio não será surpresa para o phls, já conversamos
sobre isso há alguns meses e falamos novamente do tema há alguns
dias. Sei também que ele tem planos de divulgar o evento durante a
Campus Party 2013 e queria que ele pudesse fazê-lo já usando o novo
"chapéu". Nos próximos dias cuidaremos dos aspectos internacionais
ligados a essa mudança.

Finalmente, gostaria de agradecer a todos pelos anos divertidos,
pelas conversas, curtas e longas, pelas discussões amistosas e em
alguns casos animosas, pelas ideias, pelos questionamentos, pelas
sugestões.  Obrigado pelas várias horas de dedicação para realizar
o evento, para fazê-lo melhor, para enriquecer nossos processos e
para garantir que nosso país tivesse uma participação de destaque.
Eu vou optar por não citar uma longa lista de nomes, foram muitos
os que contribuíram e mesmo que parte de nossa história tenha se
perdido com o antigo servidor de listas, temos muitas histórias
para contar.

Obrigado por contraporem minhas ideias, por me questionarem, por
quererem o melhor, e principalmente, obrigado por me ouvirem e
acreditarem. É através do trabalho de centenas de voluntários, da
dedicação de horas e horas, através de uma comunidade rica em
diversidade cultural, organicamente estruturada, fundamentada no
respeito meritocrático, democrático e "do-ocrático", que temos a
oportunidade única de aprender, crescer, amadurecer e nos superar.

Eu sigo em busca de outros desafios e projetos, continuo de olho
no FLISOL e colaborando em alguns pontos, mas sem chapéus ou
bonés oficiais, apenas como entusiasta e colaborador. E desde já
torço pra que esse seja o maior FLISOL de todos e que o Brasil
lidere o evento em número de sedes e recordes de audiência!

Um grande abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw em funlabs.org>