[Flisol-br] Discussão sobre ubuntu e soft. livre

Paulo Henrique Santana phls00 em gmail.com
Segunda Março 25 22:03:07 BRT 2013

Olá Emanuel,

Em 25 de março de 2013 17:38, Emanuel Negromonte
<emanuelnegromonte em sempreupdate.com.br> escreveu:
> Olá Paulo, isso já era esperado, aqui em Recife já recebi e-mails dizendo
> que caso o evento venha ser feito de fato pela Fuctura e com apoio do Time
> Ubuntu PE, os participantes não iriam. Pois segundo expeculações na rede o
> Diogenes (Dono da Fuctura) está obrigando os palestrantes a usarem Ubuntu.
> Não pude confirmar a informação, mas fiquei assustado quando 5 pessoas daqui
> do estado de PE chamaram via IRC (Freenode). De fato os participantes tem
> todo direito de criticar afinal é estranho para qualquer pessoa saber que a
> [...]

Já conversamos algumas vezes sobre a questão de Recife e o que eu vejo
é o seguinte:
A melhor forma da comunida de software livre de Recife evitar que o
FLISOL seja organizado por uma empresa dentro de outro evento
(lançamento do Ubuntu) é essa mesma comunidade se mexer e ela
organizar o FLISOL.
Veja, o FLISOL em Recife está em aberto. Até agora não existe
oficialmente ninguém organizando. Se a Futura e o pessoal do Ubuntu-PE
resolver organizar, eles tem todo o direito porque a organização está
vaga.

Desculpe, mas "ir lá pra ver o que vai acontecer" me parece correr
atrás do prejuízo. Depois que o evento já estiver acontecendo dentro
da Futura, ficará muito complicado para vocês tomarem qualquer atitude
para evitar alguma coisa.

Sobre a obrigação do palestrante usar Ubuntu, bom, se o palestrante se
submete a isso para ser palestrante, então o cara é que precisa rever
seus conceitos :-)
Se a organização do evento está obrigando a fazer alguma coisa, o
palestrante tem total liberdade de não aceitar e não participar do
evento. Mas aí é uma escolha do palestrante.

A questão da instalação exclusiva de Ubuntu é um pouco complicada.
Aqui em Curitiba o FLISOL sempre foi organizando pela comunidade
Debian-PR. O que sempre acertávamos com os instaladores era o
seguinte: vc pode instalar a distro que vc se sente melhor e mais
seguro em usar. Como a maioria usava Debian, eles acabavam instalando
Debian. Mas se aparecesse alguém de qualquer outra comunidade e
quisesse instalar a distro dele, sem problema nenhum. Raramente o
usuário pedia para instalar uma distro, cabia ao instalador dizer qual
distro ele ia instalar e o usuário aceitar ou procurar outro
instalador. Tivemos anos que tinham instaladores de Fedora, de
Slackware, de Ubuntu, mas a grande maioria era mesmo de Debian.

No caso de Recife eu vejo que se só tiver gente instalando Ubuntu no
FLISOL, bom, não tem como obrigar o instalador usar outra distro.
Assim como a organização não pode proibir que alguém da comunidade se
ofereceça para instalar outra distro.
Então se vocês querem que outras distros sejam instaladas no FLISOL de
Recife, acabe a vocês irem lá instalar essa outra distro.
Se vocês estão preocupados que a Futura não irá deixar vocês
instalarem, volto a reforçar: organizem vocês o FLISOL e tenham total
liberdade.

http://www.phls.com.br
Tel. (41) 9638-1897