[Flisol-br] FISL15: Balanço geral, ASL e PSLs

Segunda Maio 19 22:57:24 BRT 2014

Olá pessoal

Acabamos voltando do FISL15, e não noticiando completamente o que rolou lá,
então vou tentar resumir aqui:

*Encontro comunitário do FLISOL Brasil*
Tivemos o Encontro Comunitário no segundo dia do evento. Participaram da
mesa todos os coordenadores presentes, entre eles: Eu, Paulo Henrrique,
Ronald, Wellton, Luis Rauber. Tivemos um público pequeno em relação a
outros anos, mas esse FISL também foi bem menor que os outros.

*Telecentro do FLISOL Brasil*
Durante o FISL nos foi fornecido um dos stands de telecentro para ser usado
pelo FLISOL. Não foi possível realizar nenhuma ação, como por exemplo
InstallFest, já que não havíamos nos programado, e não tínhamos pessoal
suficiente. Acabamos apenas colando banners oficiais do FLISOL cedidos por
mim e pelo Ronald. Mesmo não conseguindo usar, é algo interessante que
sabemos que pode estar disponível para nós, e podemos nos organizar para
usarmos melhor no próximo FISL.

*Sala FLISOL Brasil *
O Ronald consegui com a organização a disponibilização de uma sala durante
todo o dia para ser usado pelo por nós do FLISOL, montando a grade que
desejássemos. Isso foi muito bacana. A sala esteve disponível durante todo
o dia do sábado, e mesmo sendo algo preparado em cima da hora, rolou uma
pequena programação. Durante todo o dia, o Wellington e eu nos revezamos
cuidando da sala. Tivemos um público baixo, mas acredito que se tivermos a
mesma oportunidade anunciada com antecedencia ano que vem, poderemos ter
muito sucesso com essa sala.

*Assembleia ASL: Apoio da ASL ao FLISOL Brasil e reativação das PSLs*
A cereja do bolo desse FISL foi durante a assembleia da ASL. Ao longo do
evento, o Ronald e eu conversamos bastante sobre a questão de termos apoio
de uma grande entidade formalizada para realizar o FLISOL, já que em muitas
cidades como em DF e São Paulo, temos dificuldade de conseguir apoios por
conta de não sermos uma organização formalizada. Paulo Henrrique, Ronald e
eu participamos da assembleia da ASL que ocorreu no último dia do evento, e
colocamos em pauta essa questão. A ASL gostou muito da proposta de apoia o
FLISOL em todo o Brasil, e abriu canal para que discutíssemos melhor como
isso pode ocorrer. Na minha opinião isso pode ajudar o FLISOL ter um
alcance sem procedentes em todo o Brasil.

Além do apoio ao FLISOL, a ASL pretende reativar o "Projeto Software
Livre", e suas regionais estaduais. Sem ser uma obrigação, e sim um
convite, acredito que as lideranças do FLISOL em cada estado poderiam se
unir para retomar as PSL em cada estado, e usar as PSL como sub entidade da
ASL que mantivesse o FLISOL. A idéia ainda está muito verde, mas acredito
que ao longo do ano podemos debater melhor com a ASL essa proposta. De
qualquer forma, também acho ser uma grande oportunidade para todos nós e
fortalecer o FLISOL e Software Livre, nos tornando cada vez mais unidos e
presentes.

Acredito que isso se resumo a nossa participação no FISL15. Se mais alguem
que esteve presente quiser complementar, fiquem a vontade.

Muito obrigado!
Forte abraço a todos!

Thiago Paixão
Coordenador geral,  FLISOL São Paulo/SP