[Flisol-br] Software Livre para crianças

Fred Maranhão fred.maranhao em gmail.com
Segunda Abril 6 11:05:10 BRT 2015

Em 2 de abril de 2015 22:47, Giovani Ferreira <giovani em riseup.net> escreveu:
> Olá Pessoal,
>
> Além das atividades principais que caracterizam o FLISol, estamos com a
> ideia de promover atividades voltadas para crianças de até 12 anos.
> Pensamos em disponibilizar máquinas com GCompris e organizar uma oficina
> ou uma atividade de conscientização sobre software livre numa linguagem
> voltada para os pequenos.
> Alguém já preparou algo parecido?

preparar, eu não preparei. mas minhas sugestões são as seguintes:

para atividades, o gcompris é muito bom. tem as estrelinhas que
classificam as atividades. tem coisa de 3 anos até uns 12.

o tuxmath também é legal. mas tem que saber números, somas, multiplicações.

na área de jogos, o colobot é muito bom. é um jogo com programação.
mas talvez em um dia não dê para explorar legal o ambiente de
programação e fique só no jogo. mas acho que só dá para usar com
programação a partir de uns 8 anos.

o tuxpaint é muito bom. lembre de apresentar os carimbos e as mágicas
para as crianças. crianças de 2 anos já curtem, mas tem que ser
acompanhadas. entre 3 e 4 elas já usam sozinhas com algum apoio.