[Flisol-br] Alternativas ao Hangouts

Sábado Janeiro 17 18:25:01 BRST 2015

Emanuel

Essa thread foi aberta justamente para isso, compartilharmos e compilarmos
as ferramentas que existem e que cada um conhece, simples. A busca é por
uma ferramenta livre que faça o mesmo que o hangouts, se não acharmos,
vamos usando o hangouts até que uma apareça, simples assim. Estamos usando
ele e vamos continuar usando até que apareça uma alternativa razoável, se
não aparecer, paciência, mas eu mesmo não conhecia muito das ferramentas
que indicaram aqui, e a troca de conhecimento é sempre válida na minha
opinião.

Acho que a busca por uma alternativa livre (sem ser xiita), é o mínimo que
uma comunidade que tem como objetivo difundir o Software Livre pode fazer
para se manter coerente. Até mesmo porque, nos eventos, temos justamente o
papel de indicar alternativas livres as ferramentas proprietárias que os
usuários estão acostumados a trabalhar, esse é o nosso principal objetivo
com o FLISOL, e nós mesmos não vamos fazer isso?. Se não tiver uma
alternativa a altura, tudo bem, sem problemas, mas não custa nada
compartilhamos as alternativas que cada um conhece, simples assim. Não
precisamos criar caso com isso.

Acredito que não precisamos criar uma enquete, pois como vamos resolver se
continuamos a utilizar o Hangouts se não conhecemos uma alternativa a
altura. A enquete deve vim depois que acharmos algo o mais próximo
possível, e ai decidir se trocamos ou não. Até mesmo porque, se acharmos
uma alternativa livre a altura, acredito que não tem nem o que discutir
muito, já que qualquer alternativa livre a altura, se sobrepõe a uma
ferramenta proprietária para quem tem compromisso com a difusão do software
livre. De qualquer forma, se achar necessário, fique a vontade de criar a
enquete e compartilhar aqui :)

Outra, essa thread foi iniciada por mim, mas não por acaso ou por minha
decisão somente. Em vários outras threads, recentes e no passado, pessoas
levantaram a questão de estarem insatisfeitas com o uso de uma ferramenta
proprietária para as vídeo conferẽncias.

Acho uma perda de energia desnecessária ter que discutir isso...
simplesmente se as pessoas não quiserem, a thread não vai pra frente e o
assunto não evolui naturalmente, simples.

Abraços

Thiago Paixão
Coordenador geral, FLISOL Brasil e São Paulo/SP
Pesquisador do GAESI na Escola Politécnica da USP
www.flisolsaopaulo.org