[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

Emanuel Negromonte emanuelnegromonte em sempreupdate.com.br
Sexta Março 13 15:33:07 BRT 2015

Pessoal, com ou sem petição o Software Livre sempre será como é, ele sugere
a liberdade do Software e não cita em nenhum momento a condenação do ser
humano que utilize software proprietário, a filosofia da FSF não transita
dentro dos itens discutidos em Fóruns Sociais, ela transita dentro dos
termos de uso ou condições do software, da computação. Se alguém usa Linux
Mint como eu uso, quer dizer apenas que eu não uso um sistema 100% livre,
isso não quer dizer que eu sou imoral ou algo parecido, ninguém precisa
citar códigos de ética entre seres igualitários, mas sim códigos de licença
de software. Como apontei eu uso Linux Mint e uso o Flash da Adobe para ver
os videos que gravo no YouTube, isso quer dizer que eu não estou rezando
com o Stallman? Talvez. Mas além do sistema existem outros softwares livres
que podem ser instalados. Seria de imensurável grosseria alguém chegar nas
sedes do FLISOL pedindo o gimp por exemplo para Windows e se recusarem a
instalar, se atentarmos ao detalhe que ele esta pedindo para instalar o
Gimp em um evento cuja a finalidade é esta, então que seja instalada, agora
se houver espaço no ato de mudança de sistema, ótimo que seja oferecido
algo de fato livre como a sigla FLISOL sugere, não tem o que discutir, se o
evento é de instalação de Software Livre, então somente software livre. Não
é uma questão de censura de escolha, mas uma questão de lógica com a
finalidade para o qual o evento foi criado. E para terminar a minha fala,
se alguém quer Ubuntu ou seja lá mais o que, expliquem que ele não é 100%
software livre e se mesmo assim ele quiser, e eu sei que ele vai querer
instale, mas jogue as claras. Olha fulano o Ubuntu, LinuxMint ou seja lá
mais o que for, não é 100% software livre, explique a diferença e mostre as
distros livres, eu mesmo coloquei uma lista delas no sempreupdate em um
menu. Forneçam as opções e deixem o visitantes escolher! Essa é a minha
singela opinião e visão. O segredo é jogar as claras e mostrar o que é de
fato o software livre, ou sempre vamos ter gente achando que open source é
software livre é a mesma coisa, isso vem de base.