[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Segunda Março 16 12:17:45 BRT 2015

Pessoal

Vamos partir inicialmente das orientaçṍes e regras da coordenação do FLISOL
Latino-americano. Relembrando:

 - O FLISOL pode ser organizado como a organização local desejar (c/
palestras, oficinas, etc...), desde que haja disponibilidade de InstallFest
(mesmo que ninguém se interesse, e por isso não ocorra).

- Deverá ser instalado qualquer tipo de software livre, não só Linux. Mesmo
que seja para ser instalados em Windows ou Mac.

-  Cabe a organização local decidir quais software livres serão
disponibilizados nos dia.

-  Não cabe a coordenação nacional dizer quais softwares podem ou não ser
instalados, isso deve ser decidido pela coordenação local. No máximo
podemos criar uma orientação.

- É expressamente proibido instalação de software pirata durante o evento.
Caso seja denunciado, a coordenação pode perder o direito de continar
organizando o FLISOL em sua cidade.

Partindo desses pontos, o que podemos dizer quanto ao Ubuntu?

Acredito que ainda é muito cedo para considerar o Ubuntu um sistema
privativo por completo. Sabemos que por questões de drivers e usabilidade,
acaba se tornando a única alternativa viável ao Windows ou Mac para alguns
usuários leigos. Eu particularmente utilizo Debian, e não recomendo a
instalação do Ubuntu, mas acho que não devemos criar uma regra de proibição
de instalação do Ubuntu. Se for o caso, vamos ter que proibir várias outras
distribuições também.

O texto do Marcelo Akira é interessante, podemos usar como ORIENTAÇÃO, já
que muitos dos pontos quele colocou, já fazem parte das regras do FLISOL,
outros são pontos pertinentes (como a não descriminação de usuários de
software privativo).

Eu apoio a proposta do Marcelo Akira, fazendo alguns ajustes e
acrescentando outros pontos aos texto.

Abs

Thiago Paixão
Coordenador geral, FLISOL Brasil e São Paulo/SP
Pesquisador do GAESI na Escola Politécnica da USP
www.flisolsaopaulo.org