[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Aurium aurium em colivre.coop.br
Segunda Março 16 13:00:12 BRT 2015

On 16-03-2015 12:17, Thiago Paixão wrote:
> [...]
> continar organizando o FLISOL em sua cidade.
>

> Partindo desses pontos, o que podemos dizer quanto ao Ubuntu?
>
> Acredito que ainda é muito cedo para considerar o Ubuntu um sistema
> privativo por completo. Sabemos que por questões de drivers e
> usabilidade, acaba se tornando a única alternativa viável ao Windows
> ou Mac para alguns usuários leigos. Eu particularmente utilizo Debian,
> e não recomendo a instalação do Ubuntu, mas acho que não devemos criar
> uma regra de proibição de instalação do Ubuntu. Se for o caso, vamos
> ter que proibir várias outras distribuições também.
Não, o Ubuntu não é privativo por completo nem nunca será, pois se
baseia em GNU/Linux e GNOME, e mesmo que modificados e envolvidos /com o
tempo/ por mais soluções proprietárias e atitudes anti colaborativas,
ainda terá algo de livre _graças a GPL_.

Mesmo assim, estamos defendendo "software meio livre" ou "software livre"?

Ubuntu não é uma distro comunitária, é um produto da Canonical. A
Canonical coloca o que quiser la dentro atentando exclusivamente ao seu
interesse comercial, como já foi posto por outros e pelo próprio Anahuac.

Alguém pode dizer "/mas ela tem que se preocupar com o que o público
quer.../" Sim, exatamente como a Globo. Felizmente estamos acordando
para o fato de que a Globo coloca algo que nos atrai na TV apenas para
nos usar, assim como a Canonical faz. Só precisamos acordar para o fato
de que o Ubuntu é como uma novela popular, feita para manter certos
valores conservadores e validar certas práticas do sistema.

E a situação só melhora... #SQN
http://fossforce.com/2015/03/the-ubuntu-microsoft-suse-bermuda-triangle

> O texto do Marcelo Akira é interessante, podemos usar como ORIENTAÇÃO,
> já que muitos dos pontos quele colocou, já fazem parte das regras do
> FLISOL, outros são pontos pertinentes (como a não descriminação de
> usuários de software privativo).
É bom lembrar que ninguém que tenha questionado o Ubuntu e outras
distros nessas threads falou em discriminar ninguém por decisão nenhuma.
Ficar levantando essa bandeira é uma forma de abrir margem a má
interpretação dos que tem um discurso e prática mais alinhados no
sentido da liberdade.

Mas não se preocupe, claro que foi de boa intenção.

> Eu apoio a proposta do Marcelo Akira, fazendo alguns ajustes e
> acrescentando outros pontos aos texto.

Eu acho que seria bom fazer um forte indicativo da organização nacional
pela instalação exclusiva de distros livres, ou de softwares livres em
SO não livre trazido pelo interessado.

Mesmo quem usa e curte Ubuntu (nas organizações locais) deve entender
isso e poderia ir se preparando "espiritualmente" para uma migração um dia.

Por mais que alguém venha dizer em facilidade, é bom lembrar que existe
o *outro lado* da facilidade: a *dependência*. E mais ainda: _fácil é o
que vc entende_, aquilo com o que você se acostumou. Minha mãe usa
Debian. ;-)