[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Segunda Março 16 14:20:16 BRT 2015

Em 16 de março de 2015 13:00, Aurium <aurium em colivre.coop.br> escreveu:

> [...]
> várias outras distribuições também.
>
> Não, o Ubuntu não é privativo por completo nem nunca será, pois se baseia
> em GNU/Linux e GNOME, e mesmo que modificados e envolvidos *com o tempo*
> por mais soluções proprietárias e atitudes anti colaborativas, ainda terá
> algo de livre *graças a GPL*.
>
> Mesmo assim, estamos defendendo "software meio livre" ou "software livre"?
>
> Ubuntu não é uma distro comunitária, é um produto da Canonical. A
> Canonical coloca o que quiser la dentro atentando exclusivamente ao seu
> interesse comercial, como já foi posto por outros e pelo próprio Anahuac.

Não vejo nenhum problema em uma empresa atender a seus interesses
comerciais, desde que respeite as premisas do Software Livre. Sei que não é
o caso da Canonical.

> [...]
> já que muitos dos pontos quele colocou, já fazem parte das regras do
> FLISOL, outros são pontos pertinentes (como a não descriminação de
> usuários de software privativo).
>
> É bom lembrar que ninguém que tenha questionado o Ubuntu e outras distros
> nessas threads falou em discriminar ninguém por decisão nenhuma. Ficar
> levantando essa bandeira é uma forma de abrir margem a má interpretação dos
> que tem um discurso e prática mais alinhados no sentido da liberdade.
>
> Mas não se preocupe, claro que foi de boa intenção.

Eu não disse que alguém estava discriminando, só dei exemplo de um ponto
paralelo que o Marcelo citou no texto dele. :)

>  Eu apoio a proposta do Marcelo Akira, fazendo alguns ajustes e
> acrescentando outros pontos aos texto.
>
>   Eu acho que seria bom fazer um forte indicativo da organização nacional
> pela instalação exclusiva de distros livres, ou de softwares livres em SO
> não livre trazido pelo interessado.
>
> Mesmo quem usa e curte Ubuntu (nas organizações locais) deve entender isso
> e poderia ir se preparando "espiritualmente" para uma migração um dia.

Sim, como eu disse anteriormente, que é o que no máximo podemos fazer,
orientarmos e indicar que nossa posição, desdeque cheguemos a um consenso.
Sou o atual coordenador nacional, mas minha opinião não pode virar regra,
nem devo falar por todos. Mais deixando claro que não podemos restringir ou
punir ninguém.

Também devemos respeita a posição da coordenação LA, pois estamos
subordinados a ela. (caso ela se posicione)

> Por mais que alguém venha dizer em facilidade, é bom lembrar que existe o *outro
> lado* da facilidade: a *dependência*. E mais ainda: *fácil é o que vc
> entende*, aquilo com o que você se acostumou. Minha mãe usa Debian. ;-)

Meu pai de 60 anos já usou Ubuntu, hoje usa Debian também! :)

 Abs