[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Manuel Muniz Neto manuelmunizbneto em hotmail.com
Segunda Março 16 16:35:52 BRT 2015

Caros,
Estive acompanhado calado todas as manifestações a favores e contrarias ao uso do Ubuntu, pois bem, estou a frente do Flisol Ceará com outros membros a aproximadamente 5 anos e sempre utilizamos Ubuntu e muitas outras distribuiçõeslivres apresentadas nas redes e compartilhada por amigos e amigas nas comunidades de SL.
Neste contexto de evento o Flisol Ceará reúne cerca de 8 mil participantes todos os anos desde que assumimos a coordenação Estadual do festival, o Ubuntu sempre foi a distro mais distribuída e aceita pelos usuários de SL no estado do Ceará, isso é uma grande conquista pois a poucos anos atras tínhamos uma grande rejeição das pessoas com relação ao Software Livre.
Porém acho muito cedo para simplesmente chegarmos a um consenso e decidirmos entre nós o que será distribuído, instalado ou compartilhado em um evento que acontecerá em aproximadamente 1 mês e meio.
Me sugestão é que todas as cidades que pretende instalar e distribuir o UBUNTU que continue e que esse debate seja levado para dentro do evento e que os usuários possa também contribuir nessas decisões.
O Flisol Ceará terá a seguinte posição: Distribuiremos e Instalaremos o UBUNTU entre outras DISTRO nas máquinas de quem quiser e levarei o debate (Ubuntu é Livre ou Não?) para dentro das salas de Palestra do Flisol Ceará.
Obs: O Flisol Nacional poderia levar esse debate para dentro do FISL já que possivelmente teremos um espaço de debate.
Atenciosamente,
Manuel Muniz Barreto NetoSecretário de Planejamento e Gestão de Redenção.Coordenador do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - Flisol - Ceará.Tel: +55 85.86117973 / 9793.4249Skype: manuelnetomuniz

From: thiagopaixao em flisolsaopaulo.org
Date: Mon, 16 Mar 2015 12:17:45 -0300
To: flisol-br em listas.softwarelivre.org
Subject: Re: [Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Pessoal

Vamos partir inicialmente das orientaçṍes e regras da coordenação do FLISOL Latino-americano. Relembrando:

 - O FLISOL pode ser organizado como a organização local desejar (c/ palestras, oficinas, etc...), desde que haja disponibilidade de InstallFest (mesmo que ninguém se interesse, e por isso não ocorra).

- Deverá ser instalado qualquer tipo de software livre, não só Linux. Mesmo que seja para ser instalados em Windows ou Mac.

-  Cabe a organização local decidir quais software livres serão disponibilizados nos dia.

-  Não cabe a coordenação nacional dizer quais softwares podem ou não ser instalados, isso deve ser decidido pela coordenação local. No máximo podemos criar uma orientação.

- É expressamente proibido instalação de software pirata durante o evento. Caso seja denunciado, a coordenação pode perder o direito de continar organizando o FLISOL em sua cidade.

Partindo desses pontos, o que podemos dizer quanto ao Ubuntu?

Acredito que ainda é muito cedo para considerar o Ubuntu um sistema privativo por completo. Sabemos que por questões de drivers e usabilidade, acaba se tornando a única alternativa viável ao Windows ou Mac para alguns usuários leigos. Eu particularmente utilizo Debian, e não recomendo a instalação do Ubuntu, mas acho que não devemos criar uma regra de proibição de instalação do Ubuntu. Se for o caso, vamos ter que proibir várias outras distribuições também.

O texto do Marcelo Akira é interessante, podemos usar como ORIENTAÇÃO, já que muitos dos pontos quele colocou, já fazem parte das regras do FLISOL, outros são pontos pertinentes (como a não descriminação de usuários de software privativo).

Eu apoio a proposta do Marcelo Akira, fazendo alguns ajustes e acrescentando outros pontos aos texto.

Abs

Thiago Paixão
Coordenador geral, FLISOL Brasil e  São Paulo/SP
Pesquisador do GAESI na Escola Politécnica da USP
www.flisolsaopaulo.org