[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

Segunda Março 16 16:17:37 BRT 2015

Oi Paulo

Em 16 de março de 2015 15:33, Paulo Henrique Santana <phls em softwarelivre.org
> escreveu:

Eu considero como uma pesquisa interna da lista, por isso pedi para não
compartilharem. A intenção não é que automaticamente resulte na nossa
posição oficial, mas justamente devido a discurdância de opiniões, gostaria
de saber a opinião de todos, e se publicamos uma recomendação ou não.

> Cada um tem o direito de concordar ou não com a petição, e portanto
> assiná-la individualmente.
> Em alguns casos, a equipe organizadora do FLISOL em uma cidade pode até
> concordar com o texto e ela (a equipe) decidir que na sua cidade, não será
> instalado Ubuntu.
> Mas veja, essa é uma decisão da equipe local, e não da coordenação
> nacional.

Se leu todos os meus comentários anteriores, deve ter notado que concordo
exatamente com isso, o que não impede de sabermos a opinão dos demais.

> Não será uma pesquisa que irá fazer as pessoas concordarem ou não com a
> petição. Não cabe a coordenação nacional dizer que as cidades brasileiras
> concordam ou não com a petição baseado apenas numa pesquisa que levará em
> consideração dos votos..
> Da mesma forma, eu pessoalmente assinei a petição, mas na equipe de
> Curitiba não houve consenso. Logo, como equipe de Curitiba, não iremos
> seguir o texto.

Mais uma vez eu repito: o objetivo não é obrigar ninguém a nada, nem
convencer, apenas nos posicionar e recomendar se for o caso. Eu
particularmente não assinei a petição, e ainda não sei qual será o o
posicionamento aqui em São Paulo.

> Essa é claramente aquela situação de que se não há consenso, não adianta
> querer impor a vontade da maioria. Nem para assinar, nem para não assinar.
> Inclusive, essa frase não é verdadeira: "sobre qual deveria ser o
> posicionamento da coordenação nacional quanto a instalação de Ubuntu
> durante o FLISOL". Ninguém pediu para a coordenação nacional se posicionar
> a respeito. Sinceramente, não sei de onde vc tiro isso.

Para mim está claro que estão cobrandi um posicionamento quando pedem para
que a coordenação se manifeste no sentido de não recomendar a instalação do
Ubuntu. Isso não ocorreu só com o petição do Anahuac, vem se arrastando
pelos últimos anos.
Novamente resalto, uma posição não significa uma imposição, significa
apenas uma recomendação, com o intuito de nos mantermos coerentes.

> Se vc quiser manter a pesquisa, acho muito saudável para saber se as
> pessoas concordam ou não com o malefício citado pelo o Anahuac sobre o
> Ubuntu. Mas isso não tem absolutamente nada a ver com você ter que levar em
> consideração a pesquisa para ter a "posição oficial da coordenação
> nacional".
> Por isso, sugiro que vc retire essa parte do texto.

Vou manter a pesquisa, e se o "ofical" causa polêmica, vou retirar. Mas vou
me basear no resultado da pesquisa para publicarmos a recomendação ou não
do uso do Ubuntu para instalação no FLISOL.