[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

Segunda Março 16 16:34:55 BRT 2015

Em 16 de março de 2015 16:00, "Aurélio A. Heckert" <aurium em colivre.coop.br>
escreveu:

> [...]
> que, como coordenação nacional, não apoiamos a instalação de distros na
> lista negra do Stallman, e o porquê disso, mas vejo que de longe podemos
> proibir.
>

> Pelo que entendi a proposta sempre foi essa "educar", mas com a
> preocupação em se perceber que os organizadores não estavam acordados para
> os fatos.
>
>   Se cairmos nessas interpretações, vamos cair em maiores restrinções, o
> que inviabilizará qualquer install fest. Vamos poder instalar software
> apenas que tenham licença GPL, mas Apache ou BSD não??? Entendem o tamanho

Eu sei que não há fundamento, foi um exemplo!

> De onde você tirou essa idéia?
>

> "Quando" e "Se" chegar um maluco propondo isso, é só dizer que BSD e
> Apache são licenças livres validadas pela FSF desde a primeira listagem.
> http://www.gnu.org/licenses/license-list.html
>

> Você deve estar confundindo porque você pensa que GPL é a única licença
> livre. Não, todas as licenças que respeitam as 4 liberdades são licenças
> livres. A GPL trouxe a inovação do copyleft (*que ninguém entende*), que
> garante a permanencia das 4 liberdades nas derivações por obrigar a
> permanecia da licença.

Eu sei que a GPL não é única livre, mas vira e mexe puristas levantam essa
questão, e como eu disse, foi só um exemplo de que tipo de discussão
poderiamos ter.

>  Por isso eu não assino a petição, mas concordo em orientarmos os
> coordenadores a evitarem a instalação do Ubuntu e outros que estão na lista
> do Dr. Stallman.
>

> A lista não é do "Dr. Stallman". A FSF é mais do que só Stallman. E esse
> "Dr." demonstra uma birra desnecessária. Ninguém precisa amar ele (*afinal
> acho que ninguém ama*) para reconhecer a validade e a coerência das
> colocações dele.

Hehehe... o "Dr. Stallman" não é birra, eu sou acadêmico, trabalho como
pesquisador na USP, é o costume de quem deve o merecido respeito, a pesar
de ele ter apenas título Doutor Honoris Causa e não ama-lo, o respeito sim!
:)

Sei que a lista é da FSF, mas ele já foi a público pedir pessoalmente para
que o FLISOL não instale o Ubuntu. Chamar da lista como "lista negra do
Stallman", foi apenas uma forma simplista de cita-la.