[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

"Aurélio A. Heckert" aurium em colivre.coop.br
Segunda Março 16 18:37:55 BRT 2015

Pô cara, desnecessário, né?

On 16-03-2015 16:34, Thiago Paixão wrote:
> (...)

>     Não. Isso não tem fundamento.
>     http://ceticismo.net/ceticismo/logica-falacias/#declive-escorregadio
>

> Eu sei que não há fundamento, foi um exemplo!

Então cara, se sabe que não tem fundamento, pra que colocar em pauta?
Vamos colocar todas as loucuras em pauta agora? "Software Livre é coisa
de comunista", "FOSS é um problema para a economia", "Quem usa SL tem
que usar bicicleta pq é mais sustentável", "Quem promove SL tem que
combater os transgênicos"... Essas são mais plausíveis que alguém
proibindo BSD.

Não se coloca em questão uma boa proposta por conta das loucuras que
insanos podem vir a propor em sequência. Apenas negamos a insanidade. Se
não era o que você pretendia, é uma pena, mas foi o que você escreveu.
Vamos nos aprimorando nessa conversa...

> (...)
>
>     Você deve estar confundindo porque você pensa que GPL é a única
>     licença livre. Não, todas as licenças que respeitam as 4
>     liberdades são licenças livres. A GPL trouxe a inovação do
>     copyleft (/que ninguém entende/), que garante a permanencia das 4
>     liberdades nas derivações por obrigar a permanecia da licença.
>

> Eu sei que a GPL não é única livre, mas vira e mexe puristas levantam
> essa questão, e como eu disse, foi só um exemplo de que tipo de
> discussão poderiamos ter.

Hã!? Eu realmente gostaria de ver a petição ou um e-mail de um "purista"
defendendo o uso apenas de GPL.

No gradiente entre "/não to nem aí/" e "/purista/" estou bem mais perto
do purista, felizmente, e por isso mesmo acho um absurdo alguém propor
isso, mesmo eu preferindo o uso de GPL, pelo seu copyleft forte.

Novamente: possíveis propostas insanas derivadas não podem servir de
argumento para invalidar uma proposta coerente.

>     A lista não é do "Dr. Stallman". A FSF é mais do que só Stallman.
>     E esse "Dr." demonstra uma birra desnecessária. Ninguém precisa
>     amar ele (/afinal acho que ninguém ama/) para reconhecer a
>     validade e a coerência das colocações dele.
>

> Hehehe... o "Dr. Stallman" não é birra, eu sou acadêmico, trabalho
> como pesquisador na USP, é o costume de quem deve o merecido respeito,
> a pesar de ele ter apenas título Doutor Honoris Causa e não ama-lo, o
> respeito sim! :)

Desculpe, mas "Doutor Honoris Causa" jamais poderia ser pós fixado a um
"apenas". ;-)

Ok, como você é pesquisador deve ter sido por boa vontade, mas "Dr." é
frequentemente usado com sarcasmo, ainda mais naquela frase de repúdio.

> Sei que a lista é da FSF, mas ele já foi a público pedir pessoalmente
> para que o FLISOL não instale o Ubuntu. Chamar da lista como "lista
> negra do Stallman", foi apenas uma forma simplista de cita-la.

Então cara... Pô você é pesquisador (/da USP!/) e não sabe que da forma
que você escreveu você induz em seus leitores uma interpretação enviesada?

Eu acho que isso tudo foi desnecessário; e parte de uma forte vontade de
se opor à proposta de Anahuac. Isso não quer dizer que eu te considero
um sacana. Não! Acho que tem muita boa intenção aí, mas só boa intenção
não basta. ;-)

*Aurélio A. Heckert (aka Aurium)*
http://softwarelivre.org/aurium
*COLIVRE — Coop. de Tecnologias Livres*