[Flisol-br] Distribuições GNU 100% SL

Paulo Henrique Santana phls em softwarelivre.org
Sexta Março 20 23:40:38 BRT 2015

Olá,

Existe um cenário que é uma pessoa leiga dizer pra nós que quer aprender a usar o "tal do linux" e perguntar qual distribuição a gente recomenda para ele mesmo instalar em casa.
Virou quase que padrão recomendar o Ubuntu, afinal ele tem um instalador amigável, vai configurar todo o hardware, e vai instalar todos os softwares necessários para que o usuário acesse qualquer site e rode qualquer vídeo ou som.
Existem variantes como recomendar o Fedora, openSUSE, Mandriva e mais recentemente o Mint. Existe também quem recomende Debian, o que pode ser sacanagem com usuário inexperiente :-)

O segundo cenário é o que acontece em um evento como o FLISOL. A pessoa leiga leva o computador até o local e pede para alguém instalar pra ela o "tal do linux". Essa pessoa só quer é sair do evento com o computador funcionando perfeitamente com uma interface amigável. Ela quer que todo o hardware funcione e que ela consiga acessar todos os sites e vídeos.
Nesse cenário, faz diferença qual distribuição está rodando por baixo da interface gráfica? Será que essa pessoa está realmente preocupada que o instalador tenha colocado Ubuntu? Me parece que não.

Então eu começo a desconfiar que a preocupação em instalar Ubuntu é muito mais vontade da pessoa que vai instalar em não ter muito trabalho (afinal, o Ubuntu vai configurar tudo mesmo), do que a real vontade do visitante em ter Ubuntu.

Eu lembro que nos primeiros FLISOL que já tinha Ubuntu disponível, o pessoal da comunidade Debian aqui em Curitiba ficava quebrando a cabeça pra fazer tudo ficar redondo em cima do Debian. E alguém sempre perguntava: porque vocẽs não instalam Ubuntu? Ele vai instalar e configurar tudo pra você!
E mesmo assim, o pessoal se negava a instalar Ubuntu e se sentiam desafiados a fazer o Debian funcionar "como se fosse um Ubuntu". Pensando agora, eu vejo a importância dessa teimosia deles.

Curador de Software Livre da Campus Party Brasil
Tim:  (41) 9638-1897
Vivo: (41) 9198-1897
Site: http://www.phls.com.br
Jabber: phls em jabber.org