[Flisol-br] Distribuições GNU 100% SL

Thiago Zoroastro thiago.zoroastro em bol.com.br
Segunda Março 23 23:21:28 BRT 2015

Obrigado Laudivan

Bela expressão! Você abordou exatamente o problema que estamos
enfrentando, e complementando que quanto mais usuários usando os
programas livres e não os proprietários, melhor para o software livre.

Por um lado é bom que cada pessoa apresente um texto/resume com sua
interpretação/raciocínio sobre o software livre. Assim é bom que podemos
saber o que estão falando e poder mudar alguns discursos que difundimos.
Temos tomar cuidado para não continuar em discussões cíclicas (como já
mencionaram), mas ao mesmo tempo existe a conscientização do problema e
o exercício de transmitir o que problema que há aí.

Quando as pessoas postam aqui, nem sempre precisamos de continuar as
discussões cíclicas que outrora foram citados. Mas é sempre bom ver uma
expressão como a tua de mais uma vez transmitir o que acontece em torno
do Gnu/Linux o principal do evento. Instalar programas livres em Windows
no dia do FLISoL é algo que eu gostaria de saber de você, qual a sua
interpretação?

Instalar Gnu/Linux sempre é preferível, mas diante da questão que
envolve a liberdade do software, é possível fazer um usuário leigo
diferenciar um freeware de free software ao comparar o freeware o que
instalar Baidu e Hao123 e o free software o que instalar apenas o
programa, sem comprometer de forma alguma o computador. Caso as pessoas
saberem diferenciar isto, associando que o programa gratuito pode ser
malicioso ao computador dele, o usuário associará o Software Livre ao
tipo de programa gratuito de confiabilidade. Basta ele associar o
Gnu/Linux ao sistema que tem um 'AppCenter' e eles perceberão que haverá
mais "rapidez, facilidade, e segurança" para instalar os programas que
precisa no computador. Porque baixar em sites de downloads hoje em dia,
as pessoas estão percebendo que está ruim, que precisa de algo mais, mas
eles não sabem! Porque só tiveram contato com o Central de Aplicativos
no Android... e então temos pela frente um desafio: aumentar o número de
usuários do Gnu/Linux e dos softwares livres. Mas o que evoluirá nosso
movimento e o propósito? A utilização de /sistemas desktops/, é claro,
porque isto é que nos trará mais usuários que nos fará movimentar mais
dinheiro em torno do software livre, empregar mais pessoas e gerar mais
inovação. O processo é complicado, mas é bom que pessoas como você possa
expressar a liberdade. Por mais que as pessoas comecem a usar
Gnu/"Linux", precisam compreender que ambos GNU e Linux tem notoriedade
suficiente para serem compreendidos em conjunto. Usuários de gFortran
deveriam saber o que o 'g' significa e assim por diante.

Tenham bons dias.