[Flisol-br] Ajudem o FLISOL

Wladimir Crippa wladimir em wladimir.com.br
Sexta Março 27 21:31:15 BRT 2015

Em 27 de março de 2015 21:16, "Aurélio A. Heckert" <aurium em colivre.coop.br>
escreveu:

>  On 27-03-2015 20:47, Wladimir Crippa wrote:
>
> E complementando, podem sim acontecer mudanças sem crises. É questão de
> visão e boa vontade.
>
> Bom, creio que você não vai conseguir respaldo entre psicólogos e
> filósofos. Note que estamos falando de "mudança", não de aprendizado. (*mesmo
> que as duas andem juntas*)

Bom, mudamos da ditadura para a Nova República sem crise; de Collor para
Itamar, sem crise; do Orkut para o Facebook (arghh!) sem crise; do ICQ para
o MSN (arghhh de novo) sem crise... eu acho que é possível mudar sem crise,
sem grandes confrontos, através do debate e do convencimento. Ainda mais se
estamos debatendo entre pessoas do "mesmo lado" (pois quem usa Ubuntu, na
minha opinião, está do lado do Software Livre também). Se partimos de uma
mesma base comum, o espaço para convencimento é grande.

> [...]
> "confronto" com "agressão", por favor. Nós estamos em confronto neste
> momento. E de boa.
>
>  Fazer abaixo-assinado sem ter iniciado um amplo debate antes é, sim,
> apostar na crise...
>
> Com certeza!
> Não teria sido a minha estratégia, mas não nego que levantou o debate de
> uma forma que nenhum comentário antes conseguiu. Quando, em 2013, o caso do
> spyware se tornou popular, o que aconteceu na comunidade FLISoL?
> Incrivelmente nada! O FLISoL continuou sendo o maior evento de instalação

A forma não pode estar divorciada do seu objetivo. Se eu quero convencer as
pessoas de uma ideia, não posso chegar dizendo que a ideia delas está
errada, e fazer um abaixo-assinado contra a ideia dessas pessoas - pois é
assim que foi entendida esta iniciativa, uma agressão a uma comunidade de
usuários de software livre. Felizmente, embora tenha tido sim uma
repercussão, poucos assinaram, o que mostra que o espírito que prevalece na
comunidade do software livre é o de buscar construir as coisas de forma
mais amigável.

Se quero mostrar que o movimento do software livre tem erros, se afastou de
seus objetivos, ou que distribuição X ou Y não é mais software livre, devo
usar das mesmas formas que o movimento usou até hoje para se construir.
Discussão, debate, convencimento, e mais convencimento, e mais
convencimento. Se a ideia tem força, se ela tem razão, ela prevalecerá.

> [...]
>
>  Pra mim, é resultado de uma visão pretensamente colaborativa, mas no
> fundo muito individualista.
>
> Ou será a preocupação genuína na personalidade sanguínea/colérica de
> Anahuac?2
>
> Lembre que o mais importante não é a intenção do fundador de um movimento,
> mas os motivos elos quais pessoas o abraçaram.
>
> Não importa que Icaza tenha criado o GNOME por ter sido rejeitado pelo
> KDE, importa que o GNOME só existe porque as pessoas se uniram a ele pelos
> argumentos de usabilidade e liberdade (*Qt era proprietária*). Isso é o

Concordo plenamente :)

> ...ou você acha que quem esteve aqui apoiando um FLISoL mais SL é ditador
> como (forçosamente) poderia se interpretar Anahuac? É só ver a carta do
> Thiago. Tem algo de impositivo nela?
>
> Você pode continuar acreditando que este não era o momento. Ok.
> Discordamos fortemente nesse ponto. Beleza... O que vamos fazer agora?

Trazer todas as partes para que todos e todas participem do Flisol, os que
amam, os que odeiam e os que são indiferentes ao Ubuntu. Só somando forças
podemos ter um movimento. Não se faz movimento eficaz com poucos. E, claro,
fazer este debate que é importante sim para todo o movimento do software
livre. Mas com amor <3 huehuehueheu aqui não há inimigos.