[Flisol-br] Ajudem o FLISOL

Fa fconti em gmail.com
Sábado Março 28 15:47:02 BRT 2015

Oi gente :)

Tentei resumir o que penso de várias ideias de diferentes pessoas que
cujos comentários eu vi.

Já mandei umas partes desse resumo pra ASL e pra grupos do FB e pro
diaspora. Aqui acho que o texto está mais completo.

Mas há muita coisa pra ler, e ainda nem cheguei à metade.

-

Sabe o que acho pior? O costume, o hábito.

A gente se acostuma com algum programa, algum hardware.

Mas o pessoal desenvolvedor se perdeu em algum ponto. E, de repente
aquilo não pode mais ser classificado como SL.

Se já foram avisados. Se já se deu tempo pra eles mudarem. Se já se
ofereceu ajuda na mudança e nada é feito, realmente me parece que o
pessoal do SL deveria deixar de usar.

Mas isso é complicado por causa do costume. A pessoa terá que instalar
outro sistema e se acostumar com ele. Sair da rotina. Se dispor a aprender.

Eu ainda não consegui fazer isso. No Flisol espero levar um lap pra
instalar outro sistema. E, quando me acostumar com ele, instalarei no
outro. Vou levar um tempo pra fazer isso. Meses.

Sou usuária e tenho um site sobre o Ubuntu, que anda bem desatualizado,
mas ainda tem muita informação:

Software Livre - Ubuntu
http://www.ufpa.br/dicas/linux/li-u-sum.htm

E acho que o pessoal do ubuntu fez um enorme serviço na popularização do
uso de sistema Linux, por usuários comuns, em desk e laptops. Mas já faz
alguns anos que alertam para práticas não coerentes com o softwarelivre.
Não são dias. São anos.

Para mim será bem difícil mudar, eu garanto.

E conforme disse o Hélio:

Do ubuntu, tem de lembrar que ali não é comunidade. É uma empresa. Eles
tem estratégias por trás. É o mesmo que RedHat e Suse Enterprise. Mas ao
contrário desses, continua aberto, acessível e gratuito.

O que é um enorme ponto a favor, né?

-

Entretanto, acho que podemos considerar:

- Richard Stallman Talks About Ubuntu -
https://www.youtube.com/watch?v=CP8CNp-vksc
(Esse vídeo não tem um dia ou 1 mês, mas anos).

- E a lista da FSF -
https://www.gnu.org/distros/common-distros.en.html

Segundo ela não se pode instalar Debian. Não pode Fedora. Não pode
Opensuse. Não pode RedHat. Não pode Suse. Não pode Mandriva. Não pode
Mageia. Não pode OpenMandriva. Não pode Slackware. Não pode FreeBSD. Não
pode OpenBSD. Não pode NetBSD.

Assim, sob estritamente esse ponto de vista ir contra apenas o Ubuntu é
uma enorme injustiça.

Sempre entendi essa listagem de sistemas como uma série de observações,
que poderiam e deveriam ser corrigidas a cada nova versão. Um jeito de
avisar as pessoas das comunidades e os usuários.

Não acho que não podemos usá-los. Acho que com o tempo e o trabalho das
comunidades, vão aparecendo alternativas livres e vamos entendendo, e
passando a usá-las.

Um dia ainda vamos ficar todos mais puros, como o Stallman? Eu tenho
certeza que vou levar muito tempo...

-

Queria só deixar claro que sou fã de carteirinha do Stallman

E acho que podemos aprender muiiiito com ele.

Mas, paralelamente, será que não deveríamos nos empenhar em popularizar:

Distribuições Livres de GNU/Linux
https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

Será?

Lembro que o Alê Oliva me falou da Trisquel (descendende do Ubuntu),
elogiando. Mas faz tempo.

Aí a Laís sugeriu:

"Um dos públicos foi o voltado para educação e eles trouxeram essas
distribuições para apresentar, algumas eu não conhecia, mas são bem
interessantes, são elas: Pandorga, Quimo e Edubuntu.

Alguém conhece na versão atual? São muito desamigáveis?

Um usuário iniciante se encrencaria?

Oba! Já temos alternativas :)

-

Mas sabe o que acho pior?

Nós temos tantas coisas a fazer e ficamos brigando entre nós? Que burrice!

Acho que os problemas devem ser mostrados e esclarecidos. E sanados.

E que a solução de alguns pode levar muito tempo, até anos.

Nesse meio tempo, precisamos parar, pensar, conversar, e ver onde, de
fato, está o problema. Por que, acho que ainda não chegamos nele. E
enquanto não chegarmos, essas situações continuarão a acontecer.

Mas temos que encontrar um jeito de não nos desgastarmos, não perdermos
tempo e amigos, enquanto os resolvemos.

Porque acreditamos que o Software Livre pode melhorar esse mundo.

Deixar de participar do movimento só fortalece quem não pensa assim.

Vamos sair inteiros e melhores desse papo!

-

Beijins
Fa
"Comissão consiste de uma reunião de pessoas importantes que,
sozinhas, não podem fazer nada, mas que, juntas,
decidem que nada pode ser feito." - Fred Allen

Se houver documentos de escritório incluídos neste e-mail,
eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

Cansou de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?
O melhor anti vírus é usar Linux :)