[GIMP-BR] MIR, QT e Mesas digitalizadoras

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Quinta Março 7 09:45:47 BRT 2013

Bom dia Mozart!

Suas preocupações tem fundamento sim - embora não sejam algo tão simples -
mas vamos por partes então:

1) O fato do servidor Mir usar Qt pro padrão e não GTK, não é
problema,a principio, para as aplicações
que usam GTK+ - GIMP, Inkscape e MyPAint que usam gtk por exemplo vão
continuar rodando.

2) Mas de afto, o suporte a a mesas digitalizadoras tem que estar incluso não só
no toolkit gráfico e bibliotecas que o acompanham (como GTK e QT),
mas tem que existir no _servidor gráfico_.
Então tem que ver se a canônical vai incluir o suporte já existente no
X11 para o Mir,
ou se não vão. E se forem, se vão só para Wacon, ou incluir outros.

3) Por outro lado - para ambientes Desktop: outras distribuições Linux
que não o Ubuntu não devem adotar o Mir como padrão, não nos próximos anos e
3b) No próprio Ubuntu, o x11 deve continuar disponível como uma
alternativa configurável,
como o são hoje os desktops KDE, XFCE, e GNOME em paralelo ao Unity.

4) Software livre implica qem que as pessoas são livres para extender
as coisas, dada
demanda  - então nada impede que pessoas interessadas adicionem
suporte a tablets não-wacom ao Qt em anos vindouros

e por fim, 5:
5) Você entendeu bem a filosofia do Software Livre, mas aqui eu saio
da neutralidade, para dizer com
todas as letras: a Canonical é uma empresa que a desaprendeu,e bem
depressa. Eles tem uma ganancia
de ter um "market share" do desktop há alguns anos já,e  deixaramd e
trabahar em conjunto
com outros atores para fazer o "negócio deles". E o "negócio deles"
não tem respeitado
consistentemnete a idpía do que é pra ser Software Livre.

  js
 -><-