[GIMP-BR] MIR, QT e Mesas digitalizadoras

Mozart Couto mozartcouto em gmail.com
Quinta Março 7 09:33:08 BRT 2013

Olá, pessoal.

Hoje eu li uma mensagem na qual o novo *servidor gráfico* que a
Canonical desenvolveu foi citado. Lembrei-me então, que aqui seria o
melhor lugar para tirar uma dúvida:Li numa outra matéria sobre o *Mir*
que ele tem a ver com o *QT.* Pois bem, isso me deixou meio preocupado e
gostaria que alguém aí, que entende mais dessa parte de desenvolvimento
e compatibilidade entre hardware e software ( eu sou bem ignorante
quanto a isso)desse uma opinião. Pois bem, o motivo da minha preocupação
é que li  há algum tempo, que o *Krita*, por fazer parte de um ambiente
que tem o QT como base, não aceita mesas digitalizadoras que não sejam
as da Wacom (*constatei na prática*) e que o responsável pelo QT, numa
entrevista, tinha afirmado que não mexeria nisso porque já que a maioria
das pessoas que usam mesas gráficas só usam Wacom, então, para ele isso
não era coisa para se preocupar e que tudo ficaria assim. Então, me veio
a dúvida: será então que a partir do Mir, não só Ubuntu mas todas as
distros baseadas nela não suportarão mesas *"non-wacom"*? Ou não tem
nada a ver?
Isso me preocupa muito porque já experimentei várias mesas e, na
prática, quebrei esse paradigma imposto de que só Wacom é que presta.
Isso não é verdade e também não consigo conceber o Software Livre, que
tem a liberdade como base, ficar, sob certos aspectos e em determinada
área, vinculado a um tipo apenas de hardware.
Obrigado a todos que puderem responder.

--
Mozart Couto
http://mozartcoutoimagens.blogspot.com

1 - Ao enviar mensagens use Cco (Com cópia oculta) ou Bcc;
2 - Ao reencaminhar mensagens retire o endereço de quem lhe enviou antes.
"Dificulte a disseminação de vírus, spams, banners e todo esse lixo que circula pela internet."
3 - Delete tudo que antecede o Assunto, como:"En","Enc","Fw","Fwd"... deixe o assunto limpo, enxuto.