[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Sexta Fevereiro 28 19:04:22 BRT 2014

> Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai dar certo,
> pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo final para que o
> resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen, além da
> separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a possibilidade de
> controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem maiores que o
> de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá revelar a tela.

Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão: se
você olhar o plug-in de
 reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
forma da retícula para cada plano.

> No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar canais CMYK com
> controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é -dDITHERPPI=150
> (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo agora, mas
> creio que o melhor caminho seja esse.

Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar que
o ghostscript -
principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover manualmente uma
cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar: por
exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se estiver por
dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
queria.

Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
possível criar transições entre estilos da retícula
em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
seria possível em nenhum sistema que aplique
a retícula automaticamente.

> Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para alterar o
> resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos maiores que
> possam se revelados na tela.

Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer forma.

> [...]
> -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
> Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>
> Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem importada) -
> imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS com o comando
> acima.
>
> Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de revelação de
> tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
> Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o Corel Draw.
> Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava reduzir o LPI para

O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei bastante.
De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho mais
rápido - já que ele
cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.

Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o recurso
de canais para
gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo "canal"
na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que você
vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
retícula no canal.

  js
 -><-