[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Sábado Março 1 10:59:47 BRT 2014


Oi Weder - eu vi sim -

ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão rápido e
já ter feito o vídeo.


  js
 -><-

2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse filtro. E, como
> você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>
> Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e marquei a
> opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo com quatro
> camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada, assim você tem
> uma ideia de como será o resultado final.
>
> Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei seu nome.
>
> https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>
>
>
>
> Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>
>> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai dar certo,
>> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo final para
>> que o
>> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen, além da
>> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a possibilidade de
>> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem maiores
>> que o
>> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá revelar a tela.
>>
>> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão: se
>> você olhar o plug-in de
>>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
>> forma da retícula para cada plano.
>>
>> >
>> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar canais CMYK
>> com
>> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
>> -dDITHERPPI=150
>> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo agora, mas
>> > creio que o melhor caminho seja esse.
>>
>> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar que
>> o ghostscript -
>> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
>> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
>> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover manualmente uma
>> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar: por
>> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
>> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se estiver por
>> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
>> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
>> queria.
>>
>> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
>> possível criar transições entre estilos da retícula
>> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
>> seria possível em nenhum sistema que aplique
>> a retícula automaticamente.
>>
>>
>>
>> >
>> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para alterar o
>> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos maiores que
>> > possam se revelados na tela.
>>
>> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
>> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer forma.
>>
>>
>> >
>> >
>> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o comando: gs
>> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
>> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>> >
>> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem importada) -
>> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS com o
>> comando
>> > acima.
>> >
>> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de revelação
>> de
>> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
>> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o Corel Draw.
>> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava reduzir o LPI
>> para
>> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>>
>> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei bastante.
>> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
>> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho mais
>> rápido - já que ele
>> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>>
>> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o recurso
>> de canais para
>> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo "canal"
>> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que você
>> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
>> retícula no canal.
>>
>>
>>   js
>>  -><-
>>
>>
>>
>> >
>> >
>> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
>> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>> >
>> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas por ai,
>> >>
>> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou linux (se linux
>> >> qual distro)
>> >>
>> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
>> >>
>> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>> >> http://registry.gimp.org/node/471
>> >>
>> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes. Funciona
>> para
>> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em tese no
>> >> windows.
>> >>
>> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com
>> >> >escreveu:
>> >>
>> >> > Olá, Amigos.
>> >> >
>> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área. rsrs
>> >> >
>> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar meus
>> conhecimentos
>> >> > de forma prática...
>> >> >
>> >> > ... portanto...
>> >> >
>> >> > ... estou costurando! kkk
>> >> >
>> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é uma realidade.
>> >> >
>> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é costureira ativa
>> e
>> >> eu
>> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo matrizes de
>> >> bordado
>> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me responsabilize
>> pela
>> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se amarrando e
>> isso é
>> >> > ótimo.
>> >> >
>> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história... vamos ao motivo
>> de
>> >> eu
>> >> > entrar em contato com vocês.
>> >> >
>> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria alguém que
>> tem
>> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações desde softwares,
>> >> > técnicas e equipamentos?
>> >> >
>> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o Gimp para
>> >> separar
>> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a técnica de
>> >> cromia.
>> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no Gimp, mas duvido
>> >> que
>> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open Source se
>> evolui
>> >> > nisso estando sempre a frente.
>> >> >
>> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>> "Cores/Componentes/Decompor",
>> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que jogar essas
>> >> > informações em outro programa...
>> >> >
>> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se fosse o
>> >> rasterizar
>> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e separando-as em
>> camada.
>> >> > Isso é possível no Gimp?
>> >> >
>> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail de vocês.
>> >> >
>> >> > Att.
>> >> >
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