[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Domingo Março 2 04:35:44 BRT 2014


Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico contente que
uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.

Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o saco
deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!

Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a Certificação
Linux tinha haver com isso... rs

Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava... realmente eu
iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu conhecimento
sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá voltas!

Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que raios de
lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no vídeo.
Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado muito a
atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação a cada
cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.


Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual. E
Parabéns João por seus conhecimentos!


Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só não sei
se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é igual do
vídeo...

Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
Adobe<ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip>que
encontrei nesse
tutorial<http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1>.
Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc porém
preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem sabia que
possuía.

Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como sempre
trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar definindo e
calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando alguma
ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum trabalho que
exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre atendi.
Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão esclarecendo as
minhas também.

Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e ganhos
pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia de
valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou não.
Estarei trabalhando com base d'água...

Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos comentários
sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo utilizado
muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas nunca por
terminal.

De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já tinha
conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop, imprimia
os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as retículas
pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro que
tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia diretamente
tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
informações e experiência com os gênios daqui da lista.

Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas, João e
Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em tecido
mesmo?

Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a equipamento também.

Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg>e
Carroussel<http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg>...
aí vai as perguntas:

- Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?

- Qual seria melhor investir no começo?

- Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de equipamentos?

Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima). Achei
muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos espaço...
porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria mais
vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?

Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os custos
inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet, acabei
projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a oito
cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e terminar de
desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e ter noção
dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do serralheiro será
baixa...

Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.


Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <jsbueno em python.org.br>escreveu:

> Oi Weder - eu vi sim -
>
> ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão rápido e
> já ter feito o vídeo.
>
>
>   js
>  -><-
>
> 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse filtro. E,
> como
> > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
> >
> > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e marquei a
> > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo com quatro
> > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada, assim você
> tem
> > uma ideia de como será o resultado final.
> >
> > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei seu nome.
> >
> > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
> >
> >
> >
> >
> > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
> >
> >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai dar
> certo,
> >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo final para
> >> que o
> >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen, além da
> >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
> possibilidade de
> >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem maiores
> >> que o
> >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá revelar a
> tela.
> >>
> >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão: se
> >> você olhar o plug-in de
> >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
> >> forma da retícula para cada plano.
> >>
> >> >
> >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar canais CMYK
> >> com
> >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
> >> -dDITHERPPI=150
> >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo agora,
> mas
> >> > creio que o melhor caminho seja esse.
> >>
> >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar que
> >> o ghostscript -
> >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
> >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
> >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover manualmente uma
> >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar: por
> >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
> >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se estiver por
> >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
> >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
> >> queria.
> >>
> >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
> >> possível criar transições entre estilos da retícula
> >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
> >> seria possível em nenhum sistema que aplique
> >> a retícula automaticamente.
> >>
> >>
> >>
> >> >
> >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para
> alterar o
> >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos maiores
> que
> >> > possam se revelados na tela.
> >>
> >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
> >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
> >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer forma.
> >>
> >>
> >> >
> >> >
> >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o comando: gs
> >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write -sProcessColorModel=DeviceCMYK
> >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
> >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
> >> >
> >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem importada)
> -
> >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS com o
> >> comando
> >> > acima.
> >> >
> >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de
> revelação
> >> de
> >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
> >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o Corel Draw.
> >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava reduzir o LPI
> >> para
> >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
> >>
> >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei bastante.
> >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
> >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho mais
> >> rápido - já que ele
> >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
> >>
> >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o recurso
> >> de canais para
> >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo "canal"
> >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que você
> >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
> >> retícula no canal.
> >>
> >>
> >>   js
> >>  -><-
> >>
> >>
> >>
> >> >
> >> >
> >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
> >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
> >> >
> >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas por ai,
> >> >>
> >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou linux (se
> linux
> >> >> qual distro)
> >> >>
> >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
> >> >>
> >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
> >> >> http://registry.gimp.org/node/471
> >> >>
> >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes. Funciona
> >> para
> >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em tese no
> >> >> windows.
> >> >>
> >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
> >> >>
> >> >>
> >> >>
> >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com
> >> >> >escreveu:
> >> >>
> >> >> > Olá, Amigos.
> >> >> >
> >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área. rsrs
> >> >> >
> >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar meus
> >> conhecimentos
> >> >> > de forma prática...
> >> >> >
> >> >> > ... portanto...
> >> >> >
> >> >> > ... estou costurando! kkk
> >> >> >
> >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é uma
> realidade.
> >> >> >
> >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é costureira
> ativa
> >> e
> >> >> eu
> >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo matrizes de
> >> >> bordado
> >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me responsabilize
> >> pela
> >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se amarrando e
> >> isso é
> >> >> > ótimo.
> >> >> >
> >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história... vamos ao
> motivo
> >> de
> >> >> eu
> >> >> > entrar em contato com vocês.
> >> >> >
> >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria alguém
> que
> >> tem
> >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações desde
> softwares,
> >> >> > técnicas e equipamentos?
> >> >> >
> >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o Gimp para
> >> >> separar
> >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a técnica de
> >> >> cromia.
> >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no Gimp, mas
> duvido
> >> >> que
> >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open Source se
> >> evolui
> >> >> > nisso estando sempre a frente.
> >> >> >
> >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
> >> "Cores/Componentes/Decompor",
> >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que jogar
> essas
> >> >> > informações em outro programa...
> >> >> >
> >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se fosse o
> >> >> rasterizar
> >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e separando-as em
> >> camada.
> >> >> > Isso é possível no Gimp?
> >> >> >
> >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail de
> vocês.
> >> >> >
> >> >> > Att.
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