[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Gilbert Salanger betoslz100 em yahoo.com.br
Sexta Março 7 16:44:59 BRT 2014


Wagner
Desculpe me meter. mas só quero dá uma sugestão, pois trabalhamos aqui com serigrafia e só digo que imprimir em papel sufite e depois passar oleo é da epoca de Adão e não fica bom. Imprimir em filme laser ou mesmo em vegetal fica bom e mais profissional, só tem que ser em uma impressora laser, mas dá qualidade e é isso que deves perseguir.

Cordialmente,
Gilbert




Em Sexta-feira, 7 de Março de 2014 13:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
 
Eu cheguei a rascunhar uma combinação de mesa plana com carrossel. Ainda
>estou com dúvida quanto a alguns detalhes e custo de material pois não
>entrei em contato com um serralheiro ainda.
>
>
>Em 7 de março de 2014 13:45, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>
>> Alisson,
>>
>> Muito obrigado. Só o site já será bem útil, estava com dificuldade de
>> encontrar.
>>
>> Quanto aos equipamentos, precisarei de soprador térmico, "rodinhos", uma
>> caixa de luz que eu mesmo farei e a mesa serigráfica. Fora isso é alicate
>> para puxar as telas e talvez alguns outros apetrechos que irei conhecendo e
>> comprando para facilitar o trabalho.
>>
>> Tem uma outra empresa aqui de uniformes que está me dando apoio quanto aos
>> conhecimentos serigráficos, ele utiliza uma caixa de luz que ele mesmo fez,
>> usando maderite, papel luminado e lâmpadas fluorescente.
>>
>> As técnicas que utilizarei serão as que esta empresa usa, depois com o
>> tempo vou criando as minhas.
>>
>> O processo que ela utiliza é simples e bem artesanal.
>>
>> O trabalho é impresso em folha sulfite embebida em óleo;
>>
>> Para revelação das telas precisa-se de uma sala escura, é colocada as
>> telas com os reagentes, sobrepõe a folha de sulfite, vidro e apoio. A tampa
>> da caixa de luz exercerá uma pressão equivalente a 8Kg. Tempo de
>> permanência na caixa de luz 3 minutos exatos. Retira-se as telas e leva-as
>> para lavagem (esguicha-se água com uma mangueira). Não me foi passado o
>> processo de secagem das telas... acho que ele seca ao natural, ele não
>> mostrou pra mim nenhuma estufa.
>>
>> Para a estamparia eles utilizam o carroussel que mostrei em anexo, só que
>> eles sobrepõe o bercinho com um vidro embebido com "fixador". Após passar a
>> tinta na tela, usa-se o soprador no tecido.
>>
>> E pronto!
>>
>> Eles trabalham com plastisol, eu irei trabalhar com base d'água, então
>> acredito que terei que me atentar com a densidade e homogeneidade da tinta
>> para que não fique manchas na estampa.
>>
>> Tudo isso me foi passado em menos de 30min. Onde me apresentou o processo
>> no computador, os materiais, equipamentos e estampou um logo. Ficou de
>> marcar um dia pra mim ir lá revelar algumas telas com ele.
>>
>> Resumindo é isso que sei de serigrafia. Acredito que com a prática
>> aprenderei mais.
>>
>> O que está me preocupando é a mesa serigráfica.
>>
>> A Mesa Plana com 6 berços eu encontro usada a partir de R$ 200,00.
>>
>> O Carroussel com 1 berço, tipo rototec<http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=27&n=Carrossel+manual+1+ber%E7o+4+garras>,
>> eu encontro usada a partir de R$ 450,00<http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539298743-serigrafia-maq-rototec-galvanizada-4-cores-aceito-trocas-_JM>.
>> Do mesmo modelo que anexei, com dois berços encontro nova por R$ 850,00<http://www.shopsilk.com.br/IMPRESSORA-TEXTIL-04-GARRAS/prod-1592047/>
>>
>> Minha dúvida reside em qual é mais prática para produção.
>>
>> A plana, por ser mais barata e possuir mais berços, aumenta a produção e
>> diminui investimento. Porém, como não conheço nenhuma pessoalmente, não sei
>> se tem que ficar removendo e recolocando a tela para cada berço, somando
>> isso o fato de ter que ficar se locomovendo em torno da mesa e carregando
>> tintas e apetrechos...
>>
>> A Rotativa, se for até 4 cores, é rápida e prática para estampar e você
>> não precisa ficar mudando as telas nem se locomovendo e nem carregando
>> apetrechos, basta rodar o carrossel. Se usar mais de um berço terá que  se
>> mover, mas é pouco. Pelos vídeos que eu vi parece mais prático. Porém os
>> vídeos só demonstram uma peça, gostaria de saber se, com o carrossel a
>> produção também é maior.
>>
>> Qual sua opinião, Alisson?
>>
>>
>> Em 6 de março de 2014 12:43, alisson <coffeemachine em gmail.com> escreveu:
>>
>> Olá Douglas!
>>>
>>> Trabalhei algum tempo em uma malharia pequena aqui em Marília/SP e não sei
>>> o quanto você conseguiu de informação sobre serigrafia então me desculpe
>>> se
>>> em algum momento eu disser algo que possa parecer muito obvio.
>>>
>>> A operação aqui era pequena (para não dizer precária), mas o chefe da
>>> estamparia era um cara bem competente e eu percebia que o cara tirava
>>> muito
>>> de pouco. Basicamente para fazer a coisa fluir seria legal você pensar no
>>> todo, além das mesas para impressão você vai precisar de sopradores
>>> térmicos, uma lavadora de alta pressão para recuperar as telas, uma mesa
>>> para gravação, uma estufa para secar as telas, sendo que os dois últimos
>>> isso podem ser resolvido sem desembolsar muito se você desenhar projetos
>>> simples e encomendar com serralheiros e vidraceiros locais.
>>>
>>> O mesmo vale para as mesas, caso opte pela mesa plana, você montar por aí
>>> mesmo economizando para investir em treinamento e ter uma reserva para
>>> épocas de baixa como janeiro, março e agosto/setembro (por aqui eram
>>> exatamente estes os meses ruins).
>>>
>>> Caso escolha o tipo carrocel existem versões com mais berços, dando uma
>>> vasculhada pela net encontrei este aqui:
>>>
>>> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=28&n=Carrossel+manual+6+ber%E7os+e+6+garrasNunca
>>> trabalhei com um carrocel mas tem jeito de ser bem mais prático que a
>>> mesa fria tradicional mas daí a investir capital nesse tipo de equipamento
>>> depende do tamanho da sua operação.
>>>
>>> Não sei se "chovi no molhado" mas espero ter ajudado com algo.
>>> abraço aí e boa sorte nessa empreitada.
>>>
>>>
>>>
>>> Em 4 de março de 2014 14:54, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>>>
>>> > Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
>>> > link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela>os
>>> > resultados são os melhores na maioria dos casos?
>>> >
>>> >
>>> > Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>>> escreveu:
>>> >
>>> > > Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei instruir
>>> > meus
>>> > > alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando as
>>> > > próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se
>>> importam
>>> > com
>>> > > isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma
>>> história
>>> > que
>>> > > já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar
>>> defeito
>>> > de
>>> > > toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não
>>> tinha
>>> > > 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da
>>> Imagem,
>>> > > depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É.
>>> Então me
>>> > > manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só comentei
>>> > por
>>> > > comentar.
>>> > >
>>> > > Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando palavras ao
>>> > > vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou
>>> investindo em
>>> > > mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos utilizar.
>>> Foi
>>> > o
>>> > > que decidi!
>>> > >
>>> > > O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois
>>> está
>>> > > relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante, pois
>>> > com
>>> > > essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade, mesmo
>>> que
>>> > não
>>> > > seja a minha.
>>> > >
>>> > >
>>> > > Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
>>> > >escreveu:
>>> > >
>>> > > Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
>>> > >> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui, não
>>> > sei.
>>> > >> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a
>>> 300
>>> > >> dpis
>>> > >> mesmo.
>>> > >>
>>> > >>
>>> > >> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>>> > >> escreveu:
>>> > >>
>>> > >> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho,
>>> > podem
>>> > >> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo,
>>> > >> mantendo
>>> > >> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que
>>> > >> houvesse
>>> > >> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que
>>> > devemos
>>> > >> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível
>>> nas
>>> > >> mãos
>>> > >> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é
>>> mesmo
>>> > >> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos,
>>> > como
>>> > >> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
>>> > >> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
>>> > >> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades
>>> > que
>>> > >> os
>>> > >> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
>>> > >> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os
>>> Softwares
>>> > >> > Gráficos Livres.
>>> > >> >
>>> > >> >
>>> > >> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>>> > >> escreveu:
>>> > >> >
>>> > >> > Mozart Couto,
>>> > >> >>
>>> > >> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes
>>> para
>>> > >> uma
>>> > >> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as
>>> > >> empresas
>>> > >> >> se
>>> > >> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha
>>> > amarga
>>> > >> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego
>>> > >> algum
>>> > >> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu
>>> estava
>>> > >> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um
>>> > >> arquivo
>>> > >> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir
>>> as
>>> > >> >> imagens
>>> > >> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
>>> > >> >>
>>> > >> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores
>>> > realmente
>>> > >> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que
>>> visualizo
>>> > no
>>> > >> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante
>>> > realizar
>>> > >> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus
>>> conhecimentos e
>>> > a
>>> > >> >> importância disso no seu dia-a-dia.
>>> > >> >>
>>> > >> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados,
>>> > trabalhos e
>>> > >> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a
>>> experiência
>>> > >> de
>>> > >> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho
>>> final
>>> > >> isso
>>> > >> >> tudo.
>>> > >> >>
>>> > >> >>
>>> > >> >>
>>> > >> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>>> > >> >> escreveu:
>>> > >> >>
>>> > >> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio
>>> > >> parada. É
>>> > >> >> uma
>>> > >> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para
>>> usar
>>> > >> como
>>> > >> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
>>> > >> >> posterior e
>>> > >> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o
>>> > >> perfil
>>> > >> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado,
>>> > claro,
>>> > >> no
>>> > >> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo
>>> menos
>>> > se
>>> > >> >> tem um
>>> > >> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros
>>> > programas
>>> > >> (
>>> > >> >> no
>>> > >> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se
>>> > >> >> tratando
>>> > >> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off
>>> Set -
>>> > >> >> livros,
>>> > >> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK.
>>> > Gostaria
>>> > >> de
>>> > >> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria
>>> > >> mesmo o
>>> > >> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse,
>>> > mas
>>> > >> >> ainda
>>> > >> >> > estou precisando de mais confirmações.
>>> > >> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os
>>> > outros
>>> > >> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há
>>> muito o
>>> > >> que
>>> > >> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu
>>> > tenha
>>> > >> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu
>>> trabalho
>>> > >> com as
>>> > >> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva,
>>> FTD e
>>> > >> >> outras)
>>> > >> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão
>>> > sempre
>>> > >> sai
>>> > >> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda
>>> acho
>>> > >> que é
>>> > >> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e
>>> seus
>>> > >> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK
>>> > >> fique
>>> > >> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
>>> > >> interessarem.
>>> > >> >> > Obrigado.
>>> > >> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são
>>> > >> muito
>>> > >> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
>>> > >> >> >
>>> > >> >> >
>>> > >> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>>> > >> >> escreveu:
>>> > >> >> >
>>> > >> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico
>>> > >> contente
>>> > >> >> que
>>> > >> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre
>>> > enchi o
>>> > >> >> saco
>>> > >> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
>>> > >> >> Certificação
>>> > >> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava...
>>> > >> >> realmente
>>> > >> >> > eu
>>> > >> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
>>> > >> >> conhecimento
>>> > >> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de
>>> > explicar
>>> > >> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo
>>>>>> > >> >> voltas!
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que
>>> > >> raios
>>> > >> >> de
>>> > >> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os
>>> ângulos
>>> > no
>>> > >> >> vídeo.
>>> > >> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me
>>> chamado
>>> > >> >> muito a
>>> > >> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em
>>> > relação
>>> > >> a
>>> > >> >> cada
>>> > >> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o
>>> vídeo.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda
>>> > visual.
>>> > >> E
>>> > >> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já
>>> tinha...
>>> > só
>>> > >> não
>>> > >> >> > sei
>>> > >> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é
>>> > >> igual do
>>> > >> >> > > vídeo...
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os
>>> perfis
>>> > da
>>> > >> >> > > Adobe<
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> >
>>> > >> >>
>>> > >>
>>> >
>>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>>> > >> >> > > >que
>>> > >> >> > > encontrei nesse
>>> > >> >> > > tutorial<
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> >
>>> > >> >>
>>> > >>
>>> >
>>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>>> > >> >> > > >.
>>> > >> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta
>>> > /home/<user>/.local/share/icc
>>> > >> >> porém
>>> > >> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem
>>> > >> sabia
>>> > >> >> que
>>> > >> >> > > possuía.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores.
>>> > Como
>>> > >> >> > sempre
>>> > >> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e
>>> ficar
>>> > >> >> > definindo e
>>> > >> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando
>>> > >> alguma
>>> > >> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum
>>> > >> trabalho
>>> > >> >> que
>>> > >> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que
>>> sempre
>>> > >> >> atendi.
>>> > >> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
>>> > >> esclarecendo
>>> > >> >> as
>>> > >> >> > > minhas também.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso...
>>> é
>>> > em
>>> > >> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito
>>> cromia,
>>> > >> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços
>>> rápidos e
>>> > >> >> ganhos
>>> > >> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço
>>> ideia
>>> > >> de
>>> > >> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é
>>> digno
>>> > ou
>>> > >> >> não.
>>> > >> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
>>> > >> comentários
>>> > >> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo
>>> > >> utilizado
>>> > >> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa...
>>> mas
>>> > >> nunca
>>> > >> >> por
>>> > >> >> > > terminal.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu
>>>>>> > >> tinha
>>> > >> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no
>>> > Photoshop,
>>> > >> >> > imprimia
>>> > >> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia
>>> as
>>> > >> >> retículas
>>> > >> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é
>>> > claro
>>> > >> >> que
>>> > >> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
>>> > >> >> diretamente
>>> > >> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e
>>> trocar
>>> > >> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal,
>>> mas,
>>> > >> João e
>>> > >> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia?
>>> Estamparia
>>> > em
>>> > >> >> > tecido
>>> > >> >> > > mesmo?
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
>>> > >> equipamento
>>> > >> >> > > também.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual),
>>> > Mesa
>>> > >> >> > > plana<
>>> > http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
>>> > >> >e
>>> > >> >> > > Carroussel<
>>> > >> >> > >
>>> > >>
>>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
>>> > >> >> > >...
>>> > >> >> > > aí vai as perguntas:
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
>>> > >> equipamentos?
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link
>>> acima).
>>> > >> Achei
>>> > >> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos
>>> > >> >> espaço...
>>> > >> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o
>>> > seria
>>> > >> >> mais
>>> > >> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem
>>> os
>>> > >> >> custos
>>> > >> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na
>>> > internet,
>>> > >> >> acabei
>>> > >> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo
>>> > chegar a
>>> > >> >> oito
>>> > >> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e
>>> > >> terminar de
>>> > >> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um
>>> serralheiro e
>>> > >> ter
>>> > >> >> > noção
>>> > >> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
>>> > >> serralheiro
>>> > >> >> > será
>>> > >> >> > > baixa...
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
>>> > >> jsbueno em python.org.br
>>> > >> >> > > >escreveu:
>>> > >> >> > >
>>> > >> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
>>> > >> >> > > >
>>> > >> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão
>>> > >> rápido
>>> > >> >> e
>>> > >> >> > > > já ter feito o vídeo.
>>> > >> >> > > >
>>> > >> >> > > >
>>> > >> >> > > >   js
>>> > >> >> > > >  -><-
>>> > >> >> > > >
>>> > >> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com
>>> >:
>>> > >> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos
>>> desse
>>> > >> >> filtro.
>>> > >> >> > E,
>>> > >> >> > > > como
>>> > >> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o
>>> > Separate+ e
>>> > >> >> > > marquei a
>>> > >> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um
>>> arquivo
>>> > >> com
>>> > >> >> > > quatro
>>> > >> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara
>>> aplicada,
>>> > >> assim
>>> > >> >> > você
>>> > >> >> > > > tem
>>> > >> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo.
>>> > Mencionei
>>> > >> >> seu
>>> > >> >> > > nome.
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>>> > >> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>>> > >> >> > > > >
>>> > >> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <
>>> wederclay em gmail.com
>>> > >:
>>> > >> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK
>>> não
>>> > vai
>>> > >> >> dar
>>> > >> >> > > > certo,
>>> > >> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o
>>> aquivo
>>> > >> >> final
>>> > >> >> > > para
>>> > >> >> > > > >> que o
>>> > >> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk
>>> > >> screen,
>>> > >> >> além
>>> > >> >> > > da
>>> > >> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter
>>> a
>>> > >> >> > > > possibilidade de
>>> > >> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem
>>> ser
>>> > >> bem
>>> > >> >> > > maiores
>>> > >> >> > > > >> que o
>>> > >> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá
>>> > >> >> revelar a
>>> > >> >> > > > tela.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha
>>> > >> sugestão:
>>> > >> >> se
>>> > >> >> > > > >> você olhar o plug-in de
>>> > >> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o
>>> > tamanho
>>> > >> e a
>>> > >> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de
>>> gerar
>>> > >> >> canais
>>> > >> >> > > CMYK
>>> > >> >> > > > >> com
>>> > >> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o
>>> comando é
>>> > >> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
>>> > >> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem
>>> > >> tempo
>>> > >> >> > agora,
>>> > >> >> > > > mas
>>> > >> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais
>>> interessante de
>>> > >> usar
>>> > >> >> > que
>>> > >> >> > > > >> o ghostscript -
>>> > >> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula
>>> visualmente e
>>> > >> até
>>> > >> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP
>>> > (filtros
>>> > >> de
>>> > >> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
>>> > >> >> manualmente
>>> > >> >> > uma
>>> > >> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria
>>> > estar:
>>> > >> >> por
>>> > >> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta
>>> > >> puro -
>>> > >> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano -
>>> se
>>> > >> >> estiver
>>> > >> >> > por
>>> > >> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar
>>> manualmente
>>> > >>  a
>>> > >> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano
>>> > onde
>>> > >> não
>>> > >> >> > > > >> queria.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da
>>> imagem", é
>>> > >> até
>>> > >> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>>> > >> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo
>>> > que
>>> > >> não
>>> > >> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>>> > >> >> > > > >> a retícula automaticamente.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o
>>> LPI
>>> > >> para
>>> > >> >> > > > alterar o
>>> > >> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em
>>> > pontos
>>> > >> >> > maiores
>>> > >> >> > > > que
>>> > >> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você
>>> pode
>>> > >> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>>> > >> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de
>>> > qualquer
>>> > >> >> > forma.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo
>>> com o
>>> > >> >> comando:
>>> > >> >> > > gs
>>> > >> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
>>> > >> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>>> > >> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff
>>> Documento-1.ps
>>> > >> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma
>>> imagem
>>> > >> >> > > importada)
>>> > >> >> > > > -
>>> > >> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores -
>>> converti o
>>> > PS
>>> > >> >> com o
>>> > >> >> > > > >> comando
>>> > >> >> > > > >> > acima.
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que
>>> > conheço
>>> > >> de
>>> > >> >> > > > revelação
>>> > >> >> > > > >> de
>>> > >> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
>>> > >> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava
>>> com o
>>> > >> >> Corel
>>> > >> >> > > Draw.
>>> > >> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e
>>> bastava
>>> > >> >> reduzir o
>>> > >> >> > > LPI
>>> > >> >> > > > >> para
>>> > >> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
>>> > >> >> bastante.
>>> > >> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de
>>> > verificação
>>> > >> e
>>> > >> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um
>>> > caminho
>>> > >> >> mais
>>> > >> >> > > > >> rápido - já que ele
>>> > >> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até
>>> > usar o
>>> > >> >> > recurso
>>> > >> >> > > > >> de canais para
>>> > >> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um
>>> novo
>>> > >> >> "canal"
>>> > >> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do
>>> CMYK
>>> > >> que
>>> > >> >> você
>>> > >> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,
>>>  e
>>> > >> use a
>>> > >> >> > > > >> retícula no canal.
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>   js
>>> > >> >> > > > >>  -><-
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >>
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
>>> > >> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>>> > >> >> > > > >> >
>>> > >> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas
>>> > listas
>>> > >> por
>>> > >> >> > ai,
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows
>>> ou
>>> > >> linux
>>> > >> >> (se
>>> > >> >> > > > linux
>>> > >> >> > > > >> >> qual distro)
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado
>>> Separate
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>>> > >> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
>>> > >> conversoes.
>>> > >> >> > > Funciona
>>> > >> >> > > > >> para
>>> > >> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só
>>> funciona
>>> > >> em
>>> > >> >> tese
>>> > >> >> > > no
>>> > >> >> > > > >> >> windows.
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
>>> > >> >> > > dognew em gmail.com
>>> > >> >> > > > >> >> >escreveu:
>>> > >> >> > > > >> >>
>>> > >> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova
>>> Área.
>>> > >> rsrs
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e
>>> utilizar
>>> > >> meus
>>> > >> >> > > > >> conhecimentos
>>> > >> >> > > > >> >> > de forma prática...
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > ... portanto...
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha,
>>> mas é
>>> > >> uma
>>> > >> >> > > > realidade.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
>>> > >> >> costureira
>>> > >> >> > > > ativa
>>> > >> >> > > > >> e
>>> > >> >> > > > >> >> eu
>>> > >> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção
>>> fazendo
>>> > >> >> > matrizes
>>> > >> >> > > de
>>> > >> >> > > > >> >> bordado
>>> > >> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
>>> > >> >> > > responsabilize
>>> > >> >> > > > >> pela
>>> > >> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi
>>> se
>>> > >> >> > amarrando e
>>> > >> >> > > > >> isso é
>>> > >> >> > > > >> >> > ótimo.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha
>>> história...
>>> > >> vamos
>>> > >> >> ao
>>> > >> >> > > > motivo
>>> > >> >> > > > >> de
>>> > >> >> > > > >> >> eu
>>> > >> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas...
>>> > teria
>>> > >> >> > alguém
>>> > >> >> > > > que
>>> > >> >> > > > >> tem
>>> > >> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos
>>> informações
>>> > >> desde
>>> > >> >> > > > softwares,
>>> > >> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar
>>> > utilizando o
>>> > >> >> Gimp
>>> > >> >> > > para
>>> > >> >> > > > >> >> separar
>>> > >> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e
>>> aplicando
>>> > a
>>> > >> >> > técnica
>>> > >> >> > > de
>>> > >> >> > > > >> >> cromia.
>>> > >> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso
>>> no
>>> > >> Gimp,
>>> > >> >> mas
>>> > >> >> > > > duvido
>>> > >> >> > > > >> >> que
>>> > >> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo
>>> Open
>>> > >> >> Source
>>> > >> >> > se
>>> > >> >> > > > >> evolui
>>> > >> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>>> > >> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>>> > >> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu
>>> teria
>>> > >> que
>>> > >> >> > jogar
>>> > >> >> > > > essas
>>> > >> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores,
>>> como se
>>> > >> >> fosse o
>>> > >> >> > > > >> >> rasterizar
>>> > >> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
>>> > >> >> separando-as em
>>> > >> >> > > > >> camada.
>>> > >> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de
>>> > >> e-mail
>>> > >> >> de
>>> > >> >> > > > vocês.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Att.
>>> > >> >> > > > >> >> >
>>> > >> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
>>> > >> >> > > > >> >> >
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>>> > >> >> > > > >> >> --
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>>> > >> >> > > > >> >> Be free with Linux
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