[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Sexta Março 7 13:48:37 BRT 2014


Eu cheguei a rascunhar uma combinação de mesa plana com carrossel. Ainda
estou com dúvida quanto a alguns detalhes e custo de material pois não
entrei em contato com um serralheiro ainda.


Em 7 de março de 2014 13:45, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:

> Alisson,
>
> Muito obrigado. Só o site já será bem útil, estava com dificuldade de
> encontrar.
>
> Quanto aos equipamentos, precisarei de soprador térmico, "rodinhos", uma
> caixa de luz que eu mesmo farei e a mesa serigráfica. Fora isso é alicate
> para puxar as telas e talvez alguns outros apetrechos que irei conhecendo e
> comprando para facilitar o trabalho.
>
> Tem uma outra empresa aqui de uniformes que está me dando apoio quanto aos
> conhecimentos serigráficos, ele utiliza uma caixa de luz que ele mesmo fez,
> usando maderite, papel luminado e lâmpadas fluorescente.
>
> As técnicas que utilizarei serão as que esta empresa usa, depois com o
> tempo vou criando as minhas.
>
> O processo que ela utiliza é simples e bem artesanal.
>
> O trabalho é impresso em folha sulfite embebida em óleo;
>
> Para revelação das telas precisa-se de uma sala escura, é colocada as
> telas com os reagentes, sobrepõe a folha de sulfite, vidro e apoio. A tampa
> da caixa de luz exercerá uma pressão equivalente a 8Kg. Tempo de
> permanência na caixa de luz 3 minutos exatos. Retira-se as telas e leva-as
> para lavagem (esguicha-se água com uma mangueira). Não me foi passado o
> processo de secagem das telas... acho que ele seca ao natural, ele não
> mostrou pra mim nenhuma estufa.
>
> Para a estamparia eles utilizam o carroussel que mostrei em anexo, só que
> eles sobrepõe o bercinho com um vidro embebido com "fixador". Após passar a
> tinta na tela, usa-se o soprador no tecido.
>
> E pronto!
>
> Eles trabalham com plastisol, eu irei trabalhar com base d'água, então
> acredito que terei que me atentar com a densidade e homogeneidade da tinta
> para que não fique manchas na estampa.
>
> Tudo isso me foi passado em menos de 30min. Onde me apresentou o processo
> no computador, os materiais, equipamentos e estampou um logo. Ficou de
> marcar um dia pra mim ir lá revelar algumas telas com ele.
>
> Resumindo é isso que sei de serigrafia. Acredito que com a prática
> aprenderei mais.
>
> O que está me preocupando é a mesa serigráfica.
>
> A Mesa Plana com 6 berços eu encontro usada a partir de R$ 200,00.
>
> O Carroussel com 1 berço, tipo rototec<http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=27&n=Carrossel+manual+1+ber%E7o+4+garras>,
> eu encontro usada a partir de R$ 450,00<http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539298743-serigrafia-maq-rototec-galvanizada-4-cores-aceito-trocas-_JM>.
> Do mesmo modelo que anexei, com dois berços encontro nova por R$ 850,00<http://www.shopsilk.com.br/IMPRESSORA-TEXTIL-04-GARRAS/prod-1592047/>
>
> Minha dúvida reside em qual é mais prática para produção.
>
> A plana, por ser mais barata e possuir mais berços, aumenta a produção e
> diminui investimento. Porém, como não conheço nenhuma pessoalmente, não sei
> se tem que ficar removendo e recolocando a tela para cada berço, somando
> isso o fato de ter que ficar se locomovendo em torno da mesa e carregando
> tintas e apetrechos...
>
> A Rotativa, se for até 4 cores, é rápida e prática para estampar e você
> não precisa ficar mudando as telas nem se locomovendo e nem carregando
> apetrechos, basta rodar o carrossel. Se usar mais de um berço terá que  se
> mover, mas é pouco. Pelos vídeos que eu vi parece mais prático. Porém os
> vídeos só demonstram uma peça, gostaria de saber se, com o carrossel a
> produção também é maior.
>
> Qual sua opinião, Alisson?
>
>
> Em 6 de março de 2014 12:43, alisson <coffeemachine em gmail.com> escreveu:
>
> Olá Douglas!
>>
>> Trabalhei algum tempo em uma malharia pequena aqui em Marília/SP e não sei
>> o quanto você conseguiu de informação sobre serigrafia então me desculpe
>> se
>> em algum momento eu disser algo que possa parecer muito obvio.
>>
>> A operação aqui era pequena (para não dizer precária), mas o chefe da
>> estamparia era um cara bem competente e eu percebia que o cara tirava
>> muito
>> de pouco. Basicamente para fazer a coisa fluir seria legal você pensar no
>> todo, além das mesas para impressão você vai precisar de sopradores
>> térmicos, uma lavadora de alta pressão para recuperar as telas, uma mesa
>> para gravação, uma estufa para secar as telas, sendo que os dois últimos
>> isso podem ser resolvido sem desembolsar muito se você desenhar projetos
>> simples e encomendar com serralheiros e vidraceiros locais.
>>
>> O mesmo vale para as mesas, caso opte pela mesa plana, você montar por aí
>> mesmo economizando para investir em treinamento e ter uma reserva para
>> épocas de baixa como janeiro, março e agosto/setembro (por aqui eram
>> exatamente estes os meses ruins).
>>
>> Caso escolha o tipo carrocel existem versões com mais berços, dando uma
>> vasculhada pela net encontrei este aqui:
>>
>> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=28&n=Carrossel+manual+6+ber%E7os+e+6+garrasNunca
>> trabalhei com um carrocel mas tem jeito de ser bem mais prático que a
>> mesa fria tradicional mas daí a investir capital nesse tipo de equipamento
>> depende do tamanho da sua operação.
>>
>> Não sei se "chovi no molhado" mas espero ter ajudado com algo.
>> abraço aí e boa sorte nessa empreitada.
>>
>>
>>
>> Em 4 de março de 2014 14:54, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>>
>> > Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
>> > link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela>os
>> > resultados são os melhores na maioria dos casos?
>> >
>> >
>> > Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> escreveu:
>> >
>> > > Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei instruir
>> > meus
>> > > alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando as
>> > > próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se
>> importam
>> > com
>> > > isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma
>> história
>> > que
>> > > já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar
>> defeito
>> > de
>> > > toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não
>> tinha
>> > > 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da
>> Imagem,
>> > > depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É.
>> Então me
>> > > manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só comentei
>> > por
>> > > comentar.
>> > >
>> > > Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando palavras ao
>> > > vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou
>> investindo em
>> > > mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos utilizar.
>> Foi
>> > o
>> > > que decidi!
>> > >
>> > > O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois
>> está
>> > > relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante, pois
>> > com
>> > > essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade, mesmo
>> que
>> > não
>> > > seja a minha.
>> > >
>> > >
>> > > Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
>> > >escreveu:
>> > >
>> > > Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
>> > >> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui, não
>> > sei.
>> > >> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a
>> 300
>> > >> dpis
>> > >> mesmo.
>> > >>
>> > >>
>> > >> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>> > >> escreveu:
>> > >>
>> > >> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho,
>> > podem
>> > >> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo,
>> > >> mantendo
>> > >> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que
>> > >> houvesse
>> > >> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que
>> > devemos
>> > >> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível
>> nas
>> > >> mãos
>> > >> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é
>> mesmo
>> > >> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos,
>> > como
>> > >> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
>> > >> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
>> > >> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades
>> > que
>> > >> os
>> > >> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
>> > >> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os
>> Softwares
>> > >> > Gráficos Livres.
>> > >> >
>> > >> >
>> > >> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> > >> escreveu:
>> > >> >
>> > >> > Mozart Couto,
>> > >> >>
>> > >> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes
>> para
>> > >> uma
>> > >> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as
>> > >> empresas
>> > >> >> se
>> > >> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha
>> > amarga
>> > >> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego
>> > >> algum
>> > >> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu
>> estava
>> > >> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um
>> > >> arquivo
>> > >> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir
>> as
>> > >> >> imagens
>> > >> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
>> > >> >>
>> > >> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores
>> > realmente
>> > >> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que
>> visualizo
>> > no
>> > >> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante
>> > realizar
>> > >> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus
>> conhecimentos e
>> > a
>> > >> >> importância disso no seu dia-a-dia.
>> > >> >>
>> > >> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados,
>> > trabalhos e
>> > >> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a
>> experiência
>> > >> de
>> > >> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho
>> final
>> > >> isso
>> > >> >> tudo.
>> > >> >>
>> > >> >>
>> > >> >>
>> > >> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>> > >> >> escreveu:
>> > >> >>
>> > >> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio
>> > >> parada. É
>> > >> >> uma
>> > >> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para
>> usar
>> > >> como
>> > >> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
>> > >> >> posterior e
>> > >> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o
>> > >> perfil
>> > >> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado,
>> > claro,
>> > >> no
>> > >> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo
>> menos
>> > se
>> > >> >> tem um
>> > >> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros
>> > programas
>> > >> (
>> > >> >> no
>> > >> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se
>> > >> >> tratando
>> > >> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off
>> Set -
>> > >> >> livros,
>> > >> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK.
>> > Gostaria
>> > >> de
>> > >> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria
>> > >> mesmo o
>> > >> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse,
>> > mas
>> > >> >> ainda
>> > >> >> > estou precisando de mais confirmações.
>> > >> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os
>> > outros
>> > >> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há
>> muito o
>> > >> que
>> > >> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu
>> > tenha
>> > >> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu
>> trabalho
>> > >> com as
>> > >> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva,
>> FTD e
>> > >> >> outras)
>> > >> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão
>> > sempre
>> > >> sai
>> > >> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda
>> acho
>> > >> que é
>> > >> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e
>> seus
>> > >> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK
>> > >> fique
>> > >> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
>> > >> interessarem.
>> > >> >> > Obrigado.
>> > >> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são
>> > >> muito
>> > >> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
>> > >> >> >
>> > >> >> >
>> > >> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> > >> >> escreveu:
>> > >> >> >
>> > >> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico
>> > >> contente
>> > >> >> que
>> > >> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre
>> > enchi o
>> > >> >> saco
>> > >> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
>> > >> >> Certificação
>> > >> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava...
>> > >> >> realmente
>> > >> >> > eu
>> > >> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
>> > >> >> conhecimento
>> > >> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de
>> > explicar
>> > >> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo
>>>> > >> >> voltas!
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que
>> > >> raios
>> > >> >> de
>> > >> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os
>> ângulos
>> > no
>> > >> >> vídeo.
>> > >> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me
>> chamado
>> > >> >> muito a
>> > >> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em
>> > relação
>> > >> a
>> > >> >> cada
>> > >> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o
>> vídeo.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda
>> > visual.
>> > >> E
>> > >> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
>> > >> >> > >
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já
>> tinha...
>> > só
>> > >> não
>> > >> >> > sei
>> > >> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é
>> > >> igual do
>> > >> >> > > vídeo...
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os
>> perfis
>> > da
>> > >> >> > > Adobe<
>> > >> >> > >
>> > >> >> >
>> > >> >>
>> > >>
>> >
>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>> > >> >> > > >que
>> > >> >> > > encontrei nesse
>> > >> >> > > tutorial<
>> > >> >> > >
>> > >> >> >
>> > >> >>
>> > >>
>> >
>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>> > >> >> > > >.
>> > >> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta
>> > /home/<user>/.local/share/icc
>> > >> >> porém
>> > >> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem
>> > >> sabia
>> > >> >> que
>> > >> >> > > possuía.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores.
>> > Como
>> > >> >> > sempre
>> > >> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e
>> ficar
>> > >> >> > definindo e
>> > >> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando
>> > >> alguma
>> > >> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum
>> > >> trabalho
>> > >> >> que
>> > >> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que
>> sempre
>> > >> >> atendi.
>> > >> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
>> > >> esclarecendo
>> > >> >> as
>> > >> >> > > minhas também.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso...
>> é
>> > em
>> > >> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito
>> cromia,
>> > >> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços
>> rápidos e
>> > >> >> ganhos
>> > >> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço
>> ideia
>> > >> de
>> > >> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é
>> digno
>> > ou
>> > >> >> não.
>> > >> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
>> > >> comentários
>> > >> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo
>> > >> utilizado
>> > >> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa...
>> mas
>> > >> nunca
>> > >> >> por
>> > >> >> > > terminal.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu
>>>> > >> tinha
>> > >> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no
>> > Photoshop,
>> > >> >> > imprimia
>> > >> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia
>> as
>> > >> >> retículas
>> > >> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é
>> > claro
>> > >> >> que
>> > >> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
>> > >> >> diretamente
>> > >> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e
>> trocar
>> > >> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal,
>> mas,
>> > >> João e
>> > >> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia?
>> Estamparia
>> > em
>> > >> >> > tecido
>> > >> >> > > mesmo?
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
>> > >> equipamento
>> > >> >> > > também.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual),
>> > Mesa
>> > >> >> > > plana<
>> > http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
>> > >> >e
>> > >> >> > > Carroussel<
>> > >> >> > >
>> > >>
>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
>> > >> >> > >...
>> > >> >> > > aí vai as perguntas:
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
>> > >> equipamentos?
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link
>> acima).
>> > >> Achei
>> > >> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos
>> > >> >> espaço...
>> > >> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o
>> > seria
>> > >> >> mais
>> > >> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem
>> os
>> > >> >> custos
>> > >> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na
>> > internet,
>> > >> >> acabei
>> > >> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo
>> > chegar a
>> > >> >> oito
>> > >> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e
>> > >> terminar de
>> > >> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um
>> serralheiro e
>> > >> ter
>> > >> >> > noção
>> > >> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
>> > >> serralheiro
>> > >> >> > será
>> > >> >> > > baixa...
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
>> > >> >> > >
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
>> > >> jsbueno em python.org.br
>> > >> >> > > >escreveu:
>> > >> >> > >
>> > >> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
>> > >> >> > > >
>> > >> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão
>> > >> rápido
>> > >> >> e
>> > >> >> > > > já ter feito o vídeo.
>> > >> >> > > >
>> > >> >> > > >
>> > >> >> > > >   js
>> > >> >> > > >  -><-
>> > >> >> > > >
>> > >> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com
>> >:
>> > >> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos
>> desse
>> > >> >> filtro.
>> > >> >> > E,
>> > >> >> > > > como
>> > >> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o
>> > Separate+ e
>> > >> >> > > marquei a
>> > >> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um
>> arquivo
>> > >> com
>> > >> >> > > quatro
>> > >> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara
>> aplicada,
>> > >> assim
>> > >> >> > você
>> > >> >> > > > tem
>> > >> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo.
>> > Mencionei
>> > >> >> seu
>> > >> >> > > nome.
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>> > >> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>> > >> >> > > > >
>> > >> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <
>> wederclay em gmail.com
>> > >:
>> > >> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK
>> não
>> > vai
>> > >> >> dar
>> > >> >> > > > certo,
>> > >> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o
>> aquivo
>> > >> >> final
>> > >> >> > > para
>> > >> >> > > > >> que o
>> > >> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk
>> > >> screen,
>> > >> >> além
>> > >> >> > > da
>> > >> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter
>> a
>> > >> >> > > > possibilidade de
>> > >> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem
>> ser
>> > >> bem
>> > >> >> > > maiores
>> > >> >> > > > >> que o
>> > >> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá
>> > >> >> revelar a
>> > >> >> > > > tela.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha
>> > >> sugestão:
>> > >> >> se
>> > >> >> > > > >> você olhar o plug-in de
>> > >> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o
>> > tamanho
>> > >> e a
>> > >> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de
>> gerar
>> > >> >> canais
>> > >> >> > > CMYK
>> > >> >> > > > >> com
>> > >> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o
>> comando é
>> > >> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
>> > >> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem
>> > >> tempo
>> > >> >> > agora,
>> > >> >> > > > mas
>> > >> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais
>> interessante de
>> > >> usar
>> > >> >> > que
>> > >> >> > > > >> o ghostscript -
>> > >> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula
>> visualmente e
>> > >> até
>> > >> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP
>> > (filtros
>> > >> de
>> > >> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
>> > >> >> manualmente
>> > >> >> > uma
>> > >> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria
>> > estar:
>> > >> >> por
>> > >> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta
>> > >> puro -
>> > >> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano -
>> se
>> > >> >> estiver
>> > >> >> > por
>> > >> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar
>> manualmente
>> > >>  a
>> > >> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano
>> > onde
>> > >> não
>> > >> >> > > > >> queria.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da
>> imagem", é
>> > >> até
>> > >> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>> > >> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo
>> > que
>> > >> não
>> > >> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>> > >> >> > > > >> a retícula automaticamente.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o
>> LPI
>> > >> para
>> > >> >> > > > alterar o
>> > >> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em
>> > pontos
>> > >> >> > maiores
>> > >> >> > > > que
>> > >> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você
>> pode
>> > >> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>> > >> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de
>> > qualquer
>> > >> >> > forma.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo
>> com o
>> > >> >> comando:
>> > >> >> > > gs
>> > >> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
>> > >> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>> > >> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff
>> Documento-1.ps
>> > >> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma
>> imagem
>> > >> >> > > importada)
>> > >> >> > > > -
>> > >> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores -
>> converti o
>> > PS
>> > >> >> com o
>> > >> >> > > > >> comando
>> > >> >> > > > >> > acima.
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que
>> > conheço
>> > >> de
>> > >> >> > > > revelação
>> > >> >> > > > >> de
>> > >> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
>> > >> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava
>> com o
>> > >> >> Corel
>> > >> >> > > Draw.
>> > >> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e
>> bastava
>> > >> >> reduzir o
>> > >> >> > > LPI
>> > >> >> > > > >> para
>> > >> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
>> > >> >> bastante.
>> > >> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de
>> > verificação
>> > >> e
>> > >> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um
>> > caminho
>> > >> >> mais
>> > >> >> > > > >> rápido - já que ele
>> > >> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até
>> > usar o
>> > >> >> > recurso
>> > >> >> > > > >> de canais para
>> > >> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um
>> novo
>> > >> >> "canal"
>> > >> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do
>> CMYK
>> > >> que
>> > >> >> você
>> > >> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,
>>  e
>> > >> use a
>> > >> >> > > > >> retícula no canal.
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>   js
>> > >> >> > > > >>  -><-
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >>
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
>> > >> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>> > >> >> > > > >> >
>> > >> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas
>> > listas
>> > >> por
>> > >> >> > ai,
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows
>> ou
>> > >> linux
>> > >> >> (se
>> > >> >> > > > linux
>> > >> >> > > > >> >> qual distro)
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado
>> Separate
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>> > >> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
>> > >> conversoes.
>> > >> >> > > Funciona
>> > >> >> > > > >> para
>> > >> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só
>> funciona
>> > >> em
>> > >> >> tese
>> > >> >> > > no
>> > >> >> > > > >> >> windows.
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
>> > >> >> > > dognew em gmail.com
>> > >> >> > > > >> >> >escreveu:
>> > >> >> > > > >> >>
>> > >> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova
>> Área.
>> > >> rsrs
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e
>> utilizar
>> > >> meus
>> > >> >> > > > >> conhecimentos
>> > >> >> > > > >> >> > de forma prática...
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > ... portanto...
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha,
>> mas é
>> > >> uma
>> > >> >> > > > realidade.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
>> > >> >> costureira
>> > >> >> > > > ativa
>> > >> >> > > > >> e
>> > >> >> > > > >> >> eu
>> > >> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção
>> fazendo
>> > >> >> > matrizes
>> > >> >> > > de
>> > >> >> > > > >> >> bordado
>> > >> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
>> > >> >> > > responsabilize
>> > >> >> > > > >> pela
>> > >> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi
>> se
>> > >> >> > amarrando e
>> > >> >> > > > >> isso é
>> > >> >> > > > >> >> > ótimo.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha
>> história...
>> > >> vamos
>> > >> >> ao
>> > >> >> > > > motivo
>> > >> >> > > > >> de
>> > >> >> > > > >> >> eu
>> > >> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas...
>> > teria
>> > >> >> > alguém
>> > >> >> > > > que
>> > >> >> > > > >> tem
>> > >> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos
>> informações
>> > >> desde
>> > >> >> > > > softwares,
>> > >> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar
>> > utilizando o
>> > >> >> Gimp
>> > >> >> > > para
>> > >> >> > > > >> >> separar
>> > >> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e
>> aplicando
>> > a
>> > >> >> > técnica
>> > >> >> > > de
>> > >> >> > > > >> >> cromia.
>> > >> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso
>> no
>> > >> Gimp,
>> > >> >> mas
>> > >> >> > > > duvido
>> > >> >> > > > >> >> que
>> > >> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo
>> Open
>> > >> >> Source
>> > >> >> > se
>> > >> >> > > > >> evolui
>> > >> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>> > >> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>> > >> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu
>> teria
>> > >> que
>> > >> >> > jogar
>> > >> >> > > > essas
>> > >> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores,
>> como se
>> > >> >> fosse o
>> > >> >> > > > >> >> rasterizar
>> > >> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
>> > >> >> separando-as em
>> > >> >> > > > >> camada.
>> > >> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de
>> > >> e-mail
>> > >> >> de
>> > >> >> > > > vocês.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Att.
>> > >> >> > > > >> >> >
>> > >> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
>> > >> >> > > > >> >> >
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